O anúncio de investimentos do Governo de Pernambuco em áreas como transportes e educação provocou pronunciamentos dos deputados na reunião plenária desta quarta (15). Cobranças em relação a segurança e saúde também ganharam destaque na sessão.
Romero Sales Filho (União) registrou o anúncio feito pela governadora Raquel Lyra do início das obras de requalificação da PE-60, rodovia com 85 quilômetros que vai do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), até a divisa com o estado de Alagoas. Atualmente, o deputado relatou a ocorrência de acidentes na estrada devido à falta de manutenção.
O parlamentar também salientou a importância de iniciar obras como a requalificação da PE-09 na praia de Muro Alto, em Ipojuca, na RMR, e o saneamento da praia de Porto de Galinhas, no mesmo município. “Há mais de 40 anos o povo de Ipojuca aguarda essa obra tão sonhada, um balneário que é tão rico, tão importante e que depende da nossa natureza, dos bens naturais que temos lá”, afirmou.
Renato Antunes (PL) também celebrou o anúncio de requalificação da PE-60. Ele frisou que é necessário ainda duplicar a rodovia. “A PE-60 não precisa apenas de requalificação, mas de duplicação. Além de escoar mercadorias para Alagoas, ela é a principal rota turística do Estado, que leva ao Litoral Sul”, observou.
O deputado do PL também criticou a gestão do PSB à frente do Executivo Estadual por ter, segundo ele, entregue Pernambuco com a pior malha viária do Brasil. Já Rodrigo Farias (PSB) criticou a governadora Raquel Lyra por “paralisar as obras do plano de retomada iniciado pelo ex-governador Paulo Câmara após a pandemia”.
Renato Antunes ainda cobrou a requalificação da PE-27, conhecida como Estrada de Aldeia, em Camaragibe, na RMR, e a obra da Estrada de Mussurepe, ambas vias de acesso à Escola de Sargentos do Exército, que deve ser construída em Paudalho, na Mata Norte.
Creches
O lançamento do programa Juntos Pela Educação, do Governo de Pernambuco, previsto para esta quinta (16), também recebeu destaque do deputado Renato Antunes. Ele elogiou a iniciativa e a importância de abrir vagas de creches para crianças em todo o Estado. “Nesse projeto, o Governo garante a construção da creche e o primeiro ano de manutenção, até que a prefeitura comece a receber recursos do Fundeb para manter esses equipamentos”, afirmou.
A deputada Débora Almeida (PSDB) e o deputado Antônio Moraes (PP) também elogiaram a iniciativa do Governo. Já Coronel Alberto Feitosa (PL) considerou que os prefeitos poderão se frustrar, já que, de acordo com ele, o Executivo publicou edital para o projeto das creches e, não, para a construção.
Hospital
O mesmo Coronel Alberto Feitosa solicitou agilidade na construção do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns, no Agreste Meridional, uma promessa de campanha da governadora Raquel Lyra em 2022. O parlamentar relatou as cobranças feitas pela população no gabinete dele, que denunciam o descaso da gestão estadual da saúde. “Ficar esperando nas filas do Hospital da Restauração, do Hospital do Câncer, do Imip, do Procape. Essa é a realidade da angústia e do desespero das pessoas ao acreditarem numa candidata que foi para a rua e fez a promessa de um hospital”, lamentou.
O deputado também relatou o protesto que será realizado por um cidadão em defesa da construção do hospital. A partir da próxima semana, ele anunciou que vai caminhar de Garanhuns até a Alepe para cobrar o início do investimento.
Em resposta à crítica de Feitosa, Antônio Moraes afirmou que não houve tempo suficiente para o Governo tirar do papel o hospital de grande porte. “É muito cedo, ainda, pra vossa excelência vir aqui acusar, dizer que o Executivo não cumpriu. O Governo está equilibrado financeiramente, e pode ficar tranquilo que, a partir de agora, vossa excelência vai ver, todos os dias, anúncios de obras aqui na Casa”, anunciou.
Já o líder do governo, Izaías Régis (PSDB), comentou que o ex-governador Paulo Câmara prometeu, desde o primeiro mandato, construir a unidade médica, mas não o fez. Ele ressaltou que, por outro lado, Raquel Lyra está buscando desapropriar o terreno onde o hospital será erguido.
No mesmo sentido, Régis expressou seu agradecimento à governadora Raquel Lyra pela aprovação do pedido para a construção de duas novas creches em Garanhuns. Ele destacou a importância dessas creches para a geração de renda e empregos na região, e para proporcionar às mães um local seguro e adequado para deixar seus filhos.
Emendas
A entrega de equipamentos e o encaminhamento de recursos para hospitais de Pernambuco, via emendas parlamentares, recebeu destaque do deputado Henrique Queiroz Filho (PP). O parlamentar informou que realizou uma visita ao Hospital das Clínicas, no Recife, ao lado de deputados da bancada federal do partido, na última segunda (13), para entregar um ecocardiógrafo.
De acordo com o deputado, os progressistas destinaram emendas a diversas instituições de saúde na capital e no interior de Pernambuco. “Os investimentos chegam a R$ 30 milhões, para equipar o Hospital Oswaldo Cruz, Imip, Hospital das Clínicas, Hospital da Restauração, Hemope, Fundação Altino Ventura, entre outros”, listou o deputado. “Dessa forma podemos oferecer melhores condições de atendimento, diminuir filas para a realização de exames e tratamentos e melhorar a saúde dos pernambucanos”, ressaltou.
Violência
Eriberto Filho (PSB) relatou a falta de segurança no município de São Lourenço da Mata, na RMR. Ele afirmou que o 20º Batalhão, que atende a cidade, não tem efetivo suficiente devido à alta demanda. O deputado fez um apelo à Secretaria de Defesa Social por reforços no patrulhamento. Eriberto Filho ressaltou que a Prefeitura vem investindo em iniciativas de segurança cidadã, como a instalação de postes com luz de led em toda cidade. O parlamentar ainda denunciou o aumento da violência no Estado, que, segundo ele, em 2023 ocupou o segundo lugar entre os estados mais violentos do Brasil, e o primeiro do Nordeste.
Chuvas
Jarbas Filho (MDB) solicitou aos poderes públicos estadual e municipal que prestem atenção ao período chuvoso iminente em Pernambuco. O parlamentar destacou os impactos recorrentes que as chuvas causam aos pernambucanos todos os anos. O deputado enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto para amenizar os prejuízos e as perdas provocadas pelas chuvas, buscando diminuir o sofrimento da população. Além disso, expressou sua solidariedade ao Rio Grande do Sul.
Em sentido semelhante, João Paulo (PT) registrou em números as medidas do Governo Lula para socorrer a população vitimada pelas fortes chuvas e inundações no Rio Grande do Sul. Segundo o parlamentar, as ações totalizam mais de R$ 60 bilhões. O petista ainda ressaltou a nomeação do atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, para chefiar a futura Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, órgão federal que vai coordenar o trabalho dos ministérios no Estado.
Ouvidoria
Adalto Santos (PP) enalteceu o lançamento, nesta quarta (15), do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), ligado à Ouvidoria da Alepe. O parlamentar, que está no 5° mandato como ouvidor-geral, lembrou que o novo equipamento, localizado no térreo do anexo 1 da Casa, tem como objetivo promover o acesso a informações e registrar sugestões, perguntas ou reclamações. O deputado agradeceu o apoio do presidente Álvaro Porto (PSDB), do ouvidor-executivo, Douglas Moreno, de todo o corpo técnico da Ouvidoria e do superintendente-geral Isaltino Nascimento. Adalto Santos exclamou que “é ouvindo que se constrói um Estado melhor”.