
SAÚDE – Izaías Régis e Sileno Guedes cobraram investimentos em hospitais de Garanhuns. Foto: Amaro Lima
A situação da saúde no município de Garanhuns, no Agreste Meridional, pautou pronunciamentos na reunião plenária desta segunda (22). Parlamentares pediram ao Governo do Estado melhorias no Hospital Regional Dom Moura. Também voltaram a cobrar a construção do Hospital Mestre Dominguinhos e de uma maternidade na região.
O deputado Izaías Régis (PSDB) utilizou a tribuna para pressionar a governadora Raquel Lyra quanto à concretização do projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, e à construção de uma maternidade para atender a região do Agreste Meridional.
Ele destacou que a promessa do hospital remonta a 2014 e que ainda não há um local definido para sua construção. Izaías ressaltou a necessidade de uma maternidade adequada na região, pois a falta de estrutura na maternidade local faz com que as mulheres procurem assistência em municípios vizinhos.
“Já que o gestor de Garanhuns não quis o recurso do Festival de Inverno que a governadora determinou para este ano, a governadora pode investir nessa área e também pode investir nas UTIs neonatais e de pediatria, tão faladas e cobradas pela população”, sugeriu o parlamentar.
Além disso, ele solicitou melhorias no Hospital Dom Moura, destacando que a unidade de saúde está sobrecarregada com a quantidade atual de pacientes. O parlamentar enfatizou a urgência dessas medidas, pois, segundo ele, “não há tempo para espera”.
Sileno Guedes (PSB), também destacou a ausência de gestão por parte do governo estadual na cidade de Garanhuns e expressou preocupação com as unidades de saúde.
De acordo com o deputado, Garanhuns cresceu, mas não há um cuidado adequado com o Hospital Dom Moura, que é uma instituição de longa data.
“O abandono do governo a Garanhuns transcende o bom senso da política. Existe uma birra política por conta do partido político do atual prefeito, que vem fazendo um esforço enorme de transformar a vida de Garanhuns e trazer melhorias para cidade”, afirma.
Além disso, ele comentou sobre sua visita à maternidade do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, e observou a falta de assistência pré-natal para as gestantes. O parlamentar deixou registrado que a Comissão de Saúde continuará fiscalizando e apresentando relatórios à Alepe sobre as unidades de saúde estaduais.
Corrupção

SOLIDARIEDADE – Débora Almeida louvou atitude de secretário que denunciou tentativa de corrupção. Foto: Amaro Lima
Débora Almeida (PSDB) elogiou a atitude do secretário estadual da Fazenda, Wilson de Paula, ao denunciar à Polícia uma tentativa de suborno. Na última sexta (19), o gestor recebeu na própria residência uma caixa de cerveja com um pacote contendo cerca de cinquenta mil reais em espécie.
Segundo a deputada, o secretário imediatamente comunicou o fato à Secretaria de Defesa Social, e o suspeito de crime de corrupção foi preso em flagrante.
“A corrupção é uma chaga que corrói os alicerces da democracia e mina os valores éticos e morais que devem nortear a administração pública. Quando um agente público é alvo de tentativas de suborno, não é apenas a pessoa em questão que é afetada, mas toda a sociedade, que perde a fé no sistema e vê seus recursos desviados para interesses escusos”, pontuou.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) também prestou solidariedade a Wilson de Paula. O parlamentar afirmou que a atitude do secretário da Fazenda foi “correta e corajosa”.
Dívida Zero

RENEGOCIAÇÃO – Luciano Duque elogiou programa que reduz dívidas de contribuintes. Foto: Amaro Lima
Luciano Duque (Solidariedade) enalteceu o Programa Dívida Zero do Governo do Estado. Em vigor desde outubro do ano passado, a proposta inclui a renegociação de dívidas relativas ao ICMS, IPVA e ICD, e já beneficiou mais de 129 mil contribuintes.
Na avaliação do parlamentar, a iniciativa é uma resposta positiva do estado à crise econômica, agravada pela pandemia da covid-19 e por fatores internacionais que abalou o orçamento familiar.
Luciano Duque ainda destacou que o programa foi pensado para ajudar a trazer de volta o poder de compra dos trabalhadores, combater a inadimplência e impulsionar a recuperação da economia do estado.
“Veja a importância de uma ação que traz a recuperação de recursos para o estado e, ao mesmo tempo, possibilita que empresas e contribuintes possam ter uma situação fiscal regular, voltando a dialogar com a economia e trazendo mais desenvolvimento, gerando emprego e melhorando a vida do povo”, declarou.
Segurança alimentar

COMBATE À FOME – Fabrizio Ferraz destacou parceria entre município e estado em Belém do São Francisco. Foto: Amaro Lima
O deputado Fabrizio Ferraz (Solidariedade) noticiou que Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, será beneficiada pelo programa Cozinha Comunitária. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e prefeituras, que atende pessoas com vulnerabilidade social.
O parlamentar destacou que o programa vai servir 200 refeições diárias, contribuindo para a segurança alimentar em Belém do São Francisco. “A parceria com a gestão estadual visa garantir a estrutura e manutenção dos equipamentos, e também o apoio técnico para a operacionalização do espaço”, explicou.
De acordo com Ferraz, também serão realizados com os recursos investimentos para adequação do imóvel e compras de equipamentos e insumos. Essas últimas compras serão direcionadas ao fomento da agricultura familiar para estimular a economia local, segundo o deputado.
Fabrizio Ferraz parabenizou o Governo Raquel Lyra pela atuação no projeto. Ele reforçou a importância de manter atenção ao tema, já que um levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional registrou mais de dois milhões de pessoas com insegurança alimentar em Pernambuco no ano passado.