Frente Parlamentar da Indústria visita sede da Fiepe

Em 18/04/2024 - 18:04
-A A+

COLEGIADO – A visita teve o objetivo de estreitar o relacionamento com o setor industrial. Foto: Lucas Patrício/Divulgação

A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria realizou, nesta quinta (18), uma visita à sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) com o intuito de estreitar o relacionamento com a instituição e aprofundar o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido por outros braços do Sistema Fiepe, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

De acordo com dados apresentados no encontro, em 2023 a indústria teve participação de 21,6% no PIB de Pernambuco e foi responsável pela arrecadação de R$ 8 bilhões do ICMS. 

A diretora regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto, destacou a importância do trabalho educacional realizado pela instituição, tanto na formação e capacitação de profissionais quanto na pesquisa em inovação e tecnologia para o setor. Ela destacou que a taxa de empregabilidade das pessoas formadas em cursos técnicos do Senai é de 81%. “Ou seja, oito em cada dez alunos saem com emprego na indústria”, reforçou.

Durante a visita, os parlamentares ainda conheceram o Observatório da Indústria do Senai, um centro de inteligência inaugurado no ano passado para cooperar com o desenvolvimento do setor produtivo por meio da oferta de informações estratégicas, estudos prospectivos e pesquisas primárias e secundárias.  

ARRECADAÇÃO – Álvaro Porto ressaltou a importância da indústria para a economia do Estado. Foto: Lucas Patrício/Divulgação

Para o presidente do Sistema Fiepe, Ricardo Essinger, a visita foi importante para que os integrantes da Frente entendessem que não estão defendendo somente os interesses da indústria, mas de todo um sistema que atua pelo desenvolvimento do Estado por meio da educação e do serviço social. Ele também disse estar otimista em relação à parceria. “Agora nós temos um conjunto de deputados que vão entender melhor qual é o posicionamento nosso, que não é um posicionamento apenas da indústria, é um posicionamento positivo para o estado de Pernambuco”, enfatizou.

Diálogo

Por sua vez, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), frisou a importância da colaboração do Poder Legislativo no fortalecimento do setor, já que é da iniciativa privada que partem os impostos que vão financiar obras de saúde, educação, saneamento e segurança para atender às necessidades da população. “A Alepe já vinha tendo esse contato com a Fiepe, e agora, com essa Frente Parlamentar, abre mais ainda o diálogo e as oportunidades de investimento para Pernambuco”, ressaltou. “Acho que é uma parceria muito importante, porque a gente está vendo que a indústria, nas regiões onde está chegando, está modificando a vida das pessoas”, completou.

O coordenador do colegiado, deputado Mário Ricardo (Republicanos), reforçou o apoio para fazer as interlocuções necessárias a fim de promover o desenvolvimento econômico do Estado. “Essa aproximação com a diretoria da Fiepe é extremamente importante para que a gente possa fazer com que os trabalhos da Frente avancem na defesa e no fortalecimento da indústria para a geração de emprego e renda em Pernambuco”, concluiu. Também participaram do encontro os deputados Antônio Moraes (PP), Henrique Queiroz Filho (PP) e Jarbas Filho (MDB).