
VISITA TÉCNICA – Autoridades foram conhecer de perto as futuras instalações do equipamento militar, sediado na cidade de Paudalho. Fotos: Amaro Lima
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), visitou, na manhã desta segunda (15), o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Paudalho – local onde será construída a nova Escola de Sargentos do Exército, em Pernambuco.
O evento, que foi iniciado na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), também contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do comandante militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro; e demais autoridades políticas e militares. Entre os deputados estaduais, estiveram presentes Pastor Cleiton Collins (PP), Joãozinho Tenório (PRD), João de Nadegi (PV), Simone Santana (PSB), Renato Antunes (PL), Delegada Gleide Ângelo (PSB), Antônio Moraes (PP), Joel da Harpa (PL), Eriberto Filho (PSB) e Henrique Queiroz Filho (PP).
O novo centro de ensino prevê a criação de aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos no período das obras. Uma vez pronta, a Escola de Sargentos vai atender cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades distintas, em dois anos de preparação, com uma educação superior de nível tecnológico. O empreendimento tem prazo de conclusão previsto para 2034.
“É muito positiva para Pernambuco esse empreendimento. Ele tem que contar com o apoio de todos, inclusive da sociedade. Serão aplicados quase 2 bilhões de reais, vai ativar a construção civil, serão milhares de alunos. A Escola de Sargentos tem grande importância para o Estado”, afirmou o deputado Álvaro Porto.

DIÁLOGO – Em março, o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro veio à Alepe para convidar o presidente Álvaro Porto e os deputados estaduais para o evento realizado nesta segunda (15)
Para o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, a Escola de Sargentos tem a função de “aprimorar as capacidades do Exército no cumprimento da sua missão institucional de defesa da Pátria”.
“Há alguns ajustes a serem feitos na área ambiental, recomposição de área, mas tudo caminhando para uma solução. Temos a consciência de que esta é uma obra de Pernambuco”, garantiu o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Segundo a governadora Raquel Lyra, o Estado trabalha para entregar o mais rapidamente possível as contrapartidas necessárias para a viabilização do empreendimento. “Estamos fazendo a obra de triplicação da BR-232, onde já foram investidos mais de 100 milhões de reais. Nos próximos dias, vamos lançar o edital da PE-27. Foram colhidas sugestões de movimentos ambientalistas, a Estrada de Mussurepe está com projeto em fase final de elaboração, e a Companhia Estadual de Saneamento está fazendo os projetos necessários para esta instalação”, ressaltou a gestora estadual.
Em reconhecimento ao esforço do Governo Federal em trazer a Escola de Formação de Sargentos para Pernambuco, o presidente Álvaro Porto anunciou que, em breve, fará a entrega do Título de Cidadão de Pernambuco ao comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. A data ainda será divulgada.