Alepe concede título de cidadão pernambucano ao advogado Vicente Moreno (in memoriam)

Em 04/04/2024 - 18:04
-A A+

IN MEMORIAM – Os filhos e a viúva de Vicente Moreno receberam a homenagem póstuma na Alepe. Fotos: Giovanni Costa

Um sessão solene, nesta quinta (4), marcou a entrega do título de cidadão pernambucano ao advogado Vicente Moreno Filho (in memoriam). Natural de Várzea Alegre (CE), ele chegou ao Recife, aos seis anos de idade. Na capital pernambucana, formou-se na Faculdade de Direito (UFPE) em 1966 e, desde então, destacou-se pela ética e profissionalismo, prezando pela dedicação à família, à profissão e aos amigos. 

CANTORIA – Amigo do advogado, o músico Antônio Nóbrega fez questão de relembrar e cantar canções que ele mais gostava do seu repertório

Com apresentação do multiartista pernambucano Antonio Nóbrega e exibição de um vídeo com a trajetória do homenageado, a solenidade foi uma proposição do deputado Antônio Moraes (PP), que destacou a atuação e dedicação de Vicente Moreno à justiça pernambucana. 

PROPOSIÇÃO – O parlamentar Antônio Moraes foi o autor da entrega de título ao advogado Vicente Moreno

“Ainda estudante de direito, Vicente revelou-se muito vocacionado para a profissão, com características marcantes como iniciativa, argumentação, retórica, perspicácia e grande dedicação aos clientes. Em 55 anos de atividades diárias no Tribunal de Justiça, no Fórum do Recife e em diversas comarcas, ele tinha mais de mil processos registrados sob o seu patrocínio. Por toda sua brilhante trajetória, o nome de Vicente será sempre uma notória referência dentro do Poder Judiciário Pernambucano e na OAB/PE”, disse o parlamentar autor da homenagem.

Na plateia, autoridades, amigos, familiares e antigos clientes acompanharam a cerimônia. Dentre os presentes, o ex-governador de Pernambuco, Gustavo Krause; o desembargador Alexandre Assunção (TJPE); o procurador-geral de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Marcos Carvalho; o presidente da OAB/PE, Fernando Lins; o ex-desembargador Jones Figueiredo; o juiz Virgínio Carneiro Leão; o advogado e ex-deputado federal Luiz Piauhylino; o ouvidor da Alepe e filho do homenageado, Douglas Moreno; e a viúva do homenageado, Maria Eunice Diniz Moreno.

EX-GOVERNADOR – Vizinho e muito próximo do homenageado, Gustavo Krause representou todos os amigos do advogado Vicente Moreno na tribuna

“Vicente era o que eu chamava de ‘novo-velho’ amigo, pois nos aproximamos tarde, mas foi com muita profundidade. Ele nos deixou no último mês de agosto e, com isso, ficamos mergulhados no sentimento da orfandade, pois seu senso de humor e sensibilidade nos fazem uma grande falta”, afirmou o ex-governador Gustavo Krause.

“Esse título representa muito mais do que uma comenda. É uma premiação pela história de vida honrada que ele teve, tanto no campo pessoal quanto na advocacia. Infelizmente, meu pai partiu precocemente, mas essa solenidade, com a presença de tantos amigos queridos dele, é uma das formas que temos para homenagear seu legado e sua memória”, contou o ouvidor da Alepe, Douglas Moreno.

Em nome de toda a família, a viúva Maria Eunice Diniz Moreno agradeceu a homenagem da Alepe, que foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa Legislativa. “Infelizmente, uma força estranha fez com que Vicente não estivesse aqui presente nessa solenidade. Se ele estivesse aqui nesta tribuna, tenho certeza que faria um discurso profundo e cheio de emoção, como ele tão bem sabia fazer. Porém, nossa memória afetiva e os nossos corações estão aquecidos com a presença de tantas pessoas amadas que nos fazem reconstruir o nosso eterno Vicente”, finalizou.

Carreira

Vicente Moreno atuou mais de 50 anos como advogado, sendo um dos mais notórios nomes do mundo jurídico pernambucano.

Por conta da dedicação, em 2013, ele recebeu o título de cidadão recifense. Além disso, foi reconhecido em 2018 com a medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, concedida pelos relevantes serviços à Justiça Eleitoral Brasileira, e, em especial, ao TRE-PE.