A Frente Parlamentar de Combate à Fome lançou um canal de denúncias para falar da qualidade da alimentação oferecida na rede estadual de ensino. O De olho na merenda será um espaço para dialogar com estudantes, professores, funcionários, responsáveis e familiares sobre a alimentação nas escolas.
O canal foi criado a partir de um requerimento da deputada Rosa Amorim (PT), que é coordenadora-geral da Frente. “A alimentação escolar tem um papel fundamental no combate à fome por ser uma refeição garantida para milhares de estudantes que muitas vezes não têm o que comer em casa. Mas precisamos garantir que a comida fornecida pelo Estado também seja saudável, de qualidade, armazenada e distribuída da forma correta. Esse é o objetivo do canal de denúncias”, apontou a parlamentar.
A iniciativa disponibiliza um site para registrar as ocorrências como o fornecimento de alimentos vencidos, presença de larvas e objetos estranhos, além da falta de merenda, merenda inadequada, entre outras irregularidades. O site do canal é deolhonamerenda.com.br.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima e serão sistematizadas pela Frente por tipos de ocorrência, escolas, cidades e regiões em que a alimentação escolar não vem atendendo aos requisitos de qualidade e segurança. A partir disso, as denúncias serão encaminhadas para os órgãos competentes, como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e serão tomadas medidas para garantir que o Governo de Pernambuco assegure o padrão da merenda escolar em todas as unidades.