Embaixadora da Eslovênia visita sede do Poder Legislativo Estadual

Em 20/03/2024 - 16:03
-A A+

GABINETE DA PRESIDÊNCIA – Os deputados William Brigido e Álvaro Porto recepcionaram a embaixadora eslovena. Fotos: Giovanni Costa

A embaixadora da Eslovênia no Brasil, Mateja Kračun, visitou a Alepe. A diplomata foi recebida, nesta quarta (20), pelos parlamentares Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, e William Brigido (Republicanos), membro da Comissão de Assuntos Internacionais. No encontro, Kračun destacou a importância do vínculo entre os estados brasileiro e esloveno, além do interesse em fortalecer ainda mais as relações socioeconômicas das duas nações.

A representante da Eslovênia, que já serviu em diversas funções no Ministério de Relações Exteriores e nas embaixadas de Moscou, Kiev e Londres, ressaltou o apoio que recebe do Brasil. “É muito importante saber que temos um cônsul muito ativo, que trabalha em conjunto com os mais diversos setores aqui. A Alepe, assim como os Poderes Executivos do Estado e do Recife, sempre colocaram a Eslovênia num lugar de destaque”, disse Mateja.

O presidente da Alepe reiterou que a Casa está sempre disponível e aberta ao diálogo às nações amigas. “Queremos estreitar mais ainda o relacionamento entre o Brasil e a Eslovênia, principalmente para que, no futuro, novas indústrias e comércios consigam atrair mais investimentos para Pernambuco”, frisou Porto.

NAÇÃO AMIGA – A diplomata destacou a excelente relação que Pernambuco mantém com a Eslovênia

O encontro também contou com a presença do ministro-conselheiro Jean Pierre Vonarb, do cônsul da Eslovênia no Recife, Rainier Michael, e do superintendente parlamentar da Alepe, Álvaro Mendonça.

O cônsul Rainier Michael celebrou a abertura da Casa em acolher os representantes da Eslovênia. “É muito importante esse apoio da Alepe, pois ele possibilita a criação de vínculos regionais, além da diplomacia oficial, e fortalece o desenvolvimento social e econômico dos países,” destacou.

O superintendente parlamentar Álvaro Mendonça traçou o panorama dos negócios entre as duas nações, ressaltando a importância do intercâmbio comercial: “Temos um projeto de criar um ambiente de negócios, sempre de portas abertas às empresas nacionais e internacionais. Faremos o que for possível para desobstruir os canais e diminuir a burocracia”.

País aliado

Celebrando os oito anos da instalação da embaixada eslovena no Brasil, o encontro trouxe à tona a relação especial entre as nações. A América do Sul foi o primeiro continente a reconhecer a Eslovênia, depois de sua declaração de independência, em 1991. Além disso, o Brasil foi o primeiro país latino-americano a abrir uma embaixada residente em Liubliana (capital eslovena), sendo um importante aliado econômico do país, desde então.