
GESTÃO – Desembargador Ricardo Paes Barreto (em pé, ao centro), presidirá a Corte durante o biênio 2024-2026. Foto: Giovanni Costa.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), participou, na última sexta (2), da cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Para o biênio 2024/2026, foram eleitos os desembargadores Ricardo Paes Barreto (Presidência), Fausto Campos (1ª Vice-Presidência), Eduardo Sertório (2ª Vice-Presidência) e Francisco Bandeira de Mello (Corregedoria-Geral de Justiça).
Em seu primeiro discurso como presidente do TJPE, Paes Barreto elogiou o trabalho desempenhado pelo ex-dirigente da Corte, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e anunciou que pretende dar continuidade às ações de modernização do Judiciário com o objetivo de garantir ainda mais eficiência na prestação de serviços à sociedade.
“Temos um orçamento bastante razoável para o custeio de todas essas ações necessárias à resposta que pretendemos dar à sociedade pernambucana como forma de legitimar nossa atuação e de todos que fazem nosso Judiciário”, afirmou o magistrado.
O deputado Álvaro Porto lembrou que a relação entre a Alepe e o Tribunal de Justiça sempre foi baseada na harmonia e no respeito à independência entre os poderes. “Todas as proposições encaminhadas pelo TJPE à Alepe na gestão do ex-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo foram aprovadas após as discussões e análises realizadas na Alepe. Tenho certeza de que seguiremos com essa mesma harmonia na gestão do presidente Ricardo Paes Barreto”, destacou o parlamentar.
Cerimônia – Realizada no Palácio da Justiça, no centro do Recife, a solenidade de posse dos novos dirigentes do TJPE contou com a presença de diversas autoridades políticas e do meio jurídico do Estado. Entre elas, a governadora Raquel Lyra (PSDB); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro; o ministro Humberto Martins, representando o Superior Tribunal de Justiça (STJ); o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.
Histórico – Ricardo de Oliveira Paes Barreto nasceu em 1960, na cidade do Recife. Bacharel, mestre e doutor em direito pela Faculdade de Direito do Recife e Universidade Federal de Pernambuco, já atuou em diversas funções na Justiça estadual, como juiz de direito da 3ª Vara Cível da Comarca do Recife, presidente da 2ª Câmara de Direito Público, juiz corregedor auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, juiz assessor especial da Presidência, diretor do Centro de Estudos Judiciários, supervisor da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, entre outras.