O repasse dos recursos do Programa Investe Escola foi cobrado pelos deputados da Alepe na Reunião Plenária desta quinta. A questão foi trazida pelo deputado Renato Antunes (PL). Segundo o parlamentar, o Governo tem orçamento disponível para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas estaduais, mas o dinheiro não está chegando na ponta para execução dos gestores.
“É inadmissível ainda não ter sido pago este ano o Investe Escola. Quem conhece educação sabe que é com esse recurso que o gestor faz o básico para dar boas condições à escola, como limpeza e pintura. Mas nem dinheiro para limpar o mato as escolas estão recebendo”, relatou Antunes.
O repasse do Investe Escola pelo governo estadual também foi cobrado pelo deputado Mário Ricardo (Republicanos), que relatou cobranças de alunos e professores nesse sentido.
Renato Antunes também defendeu a criação de mais escolas técnicas no estado. “O Governo anunciou a criação de 15 escolas técnicas, mas nós pedimos que esse esforço seja ampliado”, propôs. Ele citou locais como a cidade de Pesqueira (Agreste Central) e o bairro do Ibura, no Recife, como locais que têm estrutura e demanda para receber escolas técnicas estaduais.
Rodovias
Luciano Duque (Solidariedade) pediu ao Governo do Estado que invista na melhoria de estradas que cortam o Sertão do Pajeú. O parlamentar registrou as condições precárias observadas nas PEs 263, 304 e 350. A primeira rodovia liga Itapetim ao município de Livramento, na Paraíba. A conexão com o estado vizinho também é feita pela PE-304, que integra Tabira à cidade paraibana de Água Branca. Já a última via liga os municípios de Triunfo e Flores.
“A situação dessas rodovias tem colocado em perigo a vida de muitos motoristas, passageiros e pedestres. Além disso, prejudica a mobilidade, economia e turismo daquela região”, alertou o parlamentar. Ele espera que anúncios de investimentos sejam feitos pela governadora Raquel Lyra para 2024.
Sirinhaém
A assinatura do convênio para a implementação do Projeto Litoral Seguro repercutiu no Plenário. Adalto Santos(PP) participou do lançamento da iniciativa, realizado na última segunda (4), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no Recife. O acordo foi firmado entre o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, e a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado.
Segundo Santos, a ação é de “suma importância” para a redução da criminalidade nas praias do Estado. Entre as medidas previstas no projeto, idealizado pelo MPPE, está o enfrentamento da violência com assistência às vítimas, a qualificação da guarda municipal e a fiscalização sanitária e policial em bares e restaurantes. O deputado ainda ressaltou o empenho dos deputados federais Lula e Eduardo da Fonte para que o projeto saísse do papel, contribuindo com emendas parlamentares.
Assistência
Pastor Cleiton Collins (PP) cobrou do prefeito do Recife a construção de um centro de referência no combate às drogas na capital. Segundo o parlamentar, esta foi uma promessa de campanha ainda não cumprida por João Campos.
Na avaliação de Collins, o equipamento poderá contribuir na recuperação de milhares de pessoas que hoje se reúnem em diferentes cracolândias da cidade.
Inteligência artificial
O avanço da tecnologia e os novos usos da inteligência artificial motivaram pronunciamento do deputado João Paulo (PT). O parlamentar se mostrou preocupado com a garantia de emprego e acesso a renda para os trabalhadores. Ele elogiou iniciativas da China, como o uso de carros autônomos, sem motoristas, e as entregas com drones, e ressaltou que, ainda assim, o país retirou quase um bilhão de pessoas da pobreza.
“Eles investiram em qualificação da força de trabalho, com foco em atividades que exigem o manuseio humano. A China também copiou planos de desenvolvimento que o Brasil adotou no passado, para resgatar a população da miséria e inserir na classe média. A experiência da China serve de exemplo. O uso da inteligência artificial não pode penalizar mais a classe trabalhadora”, observou o deputado.
Produção de vinho
O deputado Mário Ricardo voltou à tribuna para destacar a audiência pública realizada no município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, esta semana. O encontro, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, ouviu apelos de produtores de vinho para fortalecer o turismo local. “Essa audiência vai levar muitos frutos para a região. Logo o Vale do São Francisco será um grande destino turístico de Pernambuco e do Nordeste”, avaliou o parlamentar.
Jarbas Filho (MDB), que também participou do evento, destacou o desenvolvimento da região. “Aquele local avançou muito, em função da produção de vinho, da agricultura irrigada, e tem potencial para muito mais. Com essa audiência vamos conseguir tirar isso do papel e desenvolver o enoturismo”, comentou.
Mário Ricardo ainda comentou a passagem do Dia Nacional da Assistência Social, celebrado em 7 de dezembro, e prestou homenagem aos profissionais da área. Ele também agradeceu aos parlamentares a aprovação do voto de aplausos em celebração aos 199 anos do Maracatu Estrela Brilhante, de Igarassu (Região Metropolitana).