A Reunião Plenária desta segunda (6) trouxe cobranças ao Governo do Estado em relação a estradas, abastecimento de água, segurança pública e o pagamento de salários dos servidores estaduais. Também foram registrados elogios a iniciativas de prefeituras no combate às drogas e na recuperação de vias.
Falta de água em Serra Talhada

ÁGUA – Luciano Duque cobrou retomada de obra para abastecimento de Serra Talhada. Foto: Roberto Soares
Luciano Duque (Solidariedade) pediu ao Governo do Estado soluções para a falta de água no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. De acordo com o deputado, alguns bairros estão sem abastecimento há mais de um mês. Ele cobrou a retomada das obras da adutora e da estação de tratamento de água do município, que estão paralisadas desde janeiro deste ano.
“Serra Talhada não pode ficar padecendo de um problema elementar, básico, que é o abastecimento humano. As pessoas não podem ficar um mês, vinte dias, um mês e meio sem ter água encanada nas suas casas”, ressaltou.
O parlamentar também destacou a tramitação do Projeto de Lei nº 610/2023, de autoria dele, que dispõe sobre a prescrição eletrônica em Pernambuco. A proposta autoriza a emissão de receitas eletrônicas por profissionais habilitados, com o objetivo de garantir a eficiência do atendimento remoto e a autenticidade de laudos, relatórios, exames e atestados.
A medida, segundo ele, reduziria os custos da saúde pública e facilitaria a vida daqueles que precisam se deslocar para outras cidades para receber atendimento médico.
Plano de Segurança

SEGURANÇA – Coronel Alberto Feitosa voltou a cobrar divulgação de plano para área. Foto: Roberto Soares
O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) voltou a cobrar a elaboração de um plano de combate à violência pela gestão estadual. Ele criticou o Governo por ainda não ter lançado o detalhamento do programa “Juntos pela Segurança”, que deveria ter sido divulgado no final de setembro, segundo anúncio feito pela própria governadora Raquel Lyra.
O parlamentar registrou que houve aumento nos índices de criminalidade neste ano em Pernambuco, com o total de 2.720 mortes por violência de janeiro a setembro. “Quantas pessoas mais terão que ser vítimas da violência para que a governadora Raquel Lyra tenha a capacidade de responder aos pernambucanos e mostrar a eles que pelo menos tem um plano que possa mostrar as linhas de trabalho e o compromisso com a segurança?”, questionou Feitosa.
Pagamento dos servidores

SALÁRIOS – Waldemar Borges criticou calendário de pagamento de 13º do Estado. Foto: Roberto Soares
Waldemar Borges (PSB) criticou o cronograma de pagamento salarial dos servidores públicos estaduais no fim deste ano. Segundo o calendário informado pela Secretaria de Administração (SAD), o Estado irá pagar até o dia 30 de novembro a primeira parcela do 13º, enquanto o salário do mês de novembro será creditado entre os dias 6 e 8 de dezembro. A segunda parcela do 13º está prevista para 20 de dezembro.
Segundo Borges, mesmo durante os períodos de crise, o governo de Paulo Câmara sempre pagou os salários dos servidores no mesmo mês. Ele pediu que a SAD reveja o calendário divulgado e realize o pagamento do salário de novembro antes do fim do mês.
Combate às drogas

MODELO – Pastor Cleiton Collins elogiou política de combate às drogas em Vitória de Santo Antão. Foto: Roberto Soares
A estratégia adotada pelo município de Vitória de Santo Antão na prevenção e combate ao uso de drogas foi elogiada pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP). Para o parlamentar, a experiência do município da Mata Sul evidencia o importante papel das comunidades terapêuticas no enfrentamento ao problema.
Na avaliação de Collins, “a verdadeira política de redução de danos envolve a prevenção, o acolhimento e o tratamento psicológico dos dependentes químicos”. O deputado aproveitou o discurso para cobrar a criação de uma secretaria de Estado exclusiva para tratar das questões relacionadas às drogas.
Vias em Camaragibe

CAMARAGIBE – Vias de acesso para Aldeia são alvo da atenção de Adalto Santos. Foto: Roberto Soares
Adalto Santos (PP) parabenizou a prefeita de Camaragibe, na Região Metropolitana, por estar recuperando a rua Oscar Steiner, conhecida como Estrada dos Macacos, que liga o bairro de Aldeia à BR-101. O deputado ressaltou a importância da via para escoar o trânsito da região.
Ele também fez um apelo ao Governo Estadual para melhorar a segurança na rodovia, onde há muitos relatos de assaltos, e para recapear a PE-27, conhecida como Estrada de Aldeia. O parlamentar pediu um olhar mais cuidadoso para a região, já que, além de ter muitos moradores, é uma área turística.
Violência no campo

CRIME – Rosa Amorim cobrou apuração de assassinato de trabalhador rural. Foto: Roberto Soares
O assassinato do agricultor e acampado Josimar da Silva Pereira, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, foi o tema do discurso de Rosa Amorim (PT). A deputada pediu agilidade na apuração do crime, ocorrido no último domingo, que considerou “bárbaro e covarde”. Ela acrescentou que o agricultor foi alvejado pelas costas quando se dirigia ao acampamento para irrigar o plantio de arroz orgânico.
Segundo a parlamentar, Josimar lutava pela desapropriação das terras do Engenho São Francisco. Rosa notou que o assassinato ocorreu depois da propriedade ter entrado na lista prioritária para ser desapropriada, e um dia antes da visita do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao acampamento.
Plano metropolitano

DEBATE – João Paulo solicitou audiência pública sobre plano de desenvolvimento metropolitano. Foto: Roberto Soares
O deputado João Paulo (PT) pediu urgência no debate sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana do Recife. O petista solicitou uma Audiência Pública para debater o plano, que foi concluído no governo Paulo Câmara, mas ainda não foi colocado em prática.
Para João Paulo, o PDUI “é um instrumento essencial para assegurar que o crescimento e o planejamento urbanos sejam realizados de forma coordenada e em conformidade com os princípios da Constituição”. Ele salientou que o plano busca garantir que as políticas urbanas sejam moldadas de maneira inclusiva, considerando as necessidades e aspirações da população.
O deputado também propôs a criação da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo na Alepe. E, por fim, parabenizou o Legislativo estadual pela realização da primeira Jornada Alepe Antirracista.