A mobilização para repatriar os pernambucanos que estão atualmente em Israel foi tema da Reunião Plenária desta terça (10). O país asiático declarou guerra ao grupo Hamas, que controla o território palestino da Faixa de Gaza, após uma série de atentados terroristas ocorridos no último sábado (7).

CONFLITO – Joel da Harpa solicitou repatriação dos pernambucanos que não conseguem voltar de Israel. Foto: Giovanni Costa
O deputado Joel da Harpa (PL) solicitou a criação de uma força-tarefa pelo Governo do Estado para possibilitar o retorno dos pernambucanos. Ele lembrou que Israel é um destino importante de turismo religioso e que muitos turistas estão presos em hoteis sem possibilidade de voltar ao Brasil.
“Nós temos pessoas de diversos segmentos religiosos que estão em Israel, presos nos hoteis, sem conseguir sair. Essas pessoas estão tanto na capital Tel Aviv quanto em Jerusalém. Hoje eu recebi uma mensagem de uma senhora que está no país dizendo que não está conseguindo voo para voltar”, relatou o parlamentar.
Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) se somou ao apelo de Joel da Harpa e afirmou que também recebeu pedidos de socorro de conterrâneos em Israel. O parlamentar ressaltou que a companhia aérea portuguesa TAP, a mais usada para levar os moradores de Pernambuco ao país asiático, suspendeu os voos para Israel. Disse ainda que os aviões da Força Aérea Brasileira enviados pelo Governo Federal não foram suficientes para a repatriação de todos os brasileiros em território israelita.
Financiamento

SANEAMENTO – Jarbas Filho comemorou a autorização de empréstimo de R$ 1,1 bi para a Compesa. Foto: Giovanni Costa
Jarbas Filho (MDB) registrou ter participado, em Brasília, da sessão do Senado Federal que autorizou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a obter empréstimo no valor de R$ 1,1 bilhão. A verba, segundo o parlamentar, será usada para melhorar o abastecimento de água e o saneamento básico no Estado, principalmente nos municípios do Agreste e do Sertão. O deputado parabenizou o relator da proposta, o senador Fernando Dueire (MDB/PE), e afirmou que a Alepe vai fiscalizar o uso do recurso.
No mesmo pronunciamento, Jarbas Filho comemorou os 35 anos da Constituição Federal, completados neste ano, e lembrou a atuação dos deputados constituintes Jarbas Vasconcelos e Ulysses Guimarães, que, para ele, foram protagonistas no processo de elaboração da Carta Magna.
Investimentos federais

SEGURANÇA – Delegada Gleide ngelo celebrou os investimentos federais para o enfrentamento da criminalidade. Foto: Giovanni Costa
Programas federais para reforçar a segurança pública do Estado – a serem anunciados nesta quarta (11) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino – repercutiram no discurso da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB). Ao comemorar os investimentos prometidos pela União para combater a criminalidade em Pernambuco, a parlamentar criticou o Governo do Estado pela ausência de um plano e de recursos próprios direcionados ao setor.
“Minha fala é de esclarecimento à população: todas as ações que serão anunciadas amanhã são frutos de recursos federais. A realidade é que já estamos no mês de outubro e o Estado não apresentou nenhum plano de segurança”, registrou. A deputada relacionou a ausência de propostas estaduais ao agravamento da violência em Pernambuco, que registrou 43% mais homicídios em setembro deste ano que no mesmo mês de 2023.
Guardas Municipais

CIDADES – João de Nadegi celebrou o Dia Nacional das Guardas Municipais. Foto: Giovanni Costa
O Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro, pautou a fala de João de Nadegi (PV). Ele destacou o fortalecimento da instituição desde que foi integrada ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), em 2018. O deputado citou o caso de Camaragibe, na Região Metropolitana, em que a segurança pública local passou por uma “revolução”, com a participação da Guarda Municipal em ações integradas com a Polícia Militar e na prestação de serviços à população. Por fim, ele parabenizou os profissionais que integram as guardas municipais para garantir a proteção do patrimônio público e a vida da população.
Crise Climática

AQUECIMENTO – João Paulo defendeu o enfrentamento à crise climática. Foto: Giovanni Costa
O deputado João Paulo (PT) alertou para o agravamento da crise climática mundial em decorrência do aquecimento global. O parlamentar mencionou a morte de dezenas de botos cor-de-rosa, vítimas do aquecimento das águas, no Amazonas. “A região atravessa uma seca terrível, resultado da ocorrência simultânea do fenômeno El Niño e do aquecimento global. É mais um sinal da crise climática que atravessamos, e que, a cada dia, torna-se mais preocupante”.
O petista sugeriu investimentos na economia sustentável: “A redução dos gastos militares, do desmatamento, da produção e consumo de fertilizantes químicos e agrotóxicos ajudariam na melhora dos impactos da crise”, disse, defendendo investimentos na agricultura orgânica e o abandono do uso de combustíveis fósseis.