Uma sessão solene nesta quinta-feira (15), no Auditório Sérgio Guerra, marcou os 80 anos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Alepe. Com a presença da comunidade acadêmica, a solenidade, proposta pelo deputado Waldemar Borges (PSB), celebrou a fundação da primeira universidade católica instalada no Norte e Nordeste, e a quarta do país.
“São oito décadas de atividades e de relevantes contribuições para a formação acadêmica e a produção científica no Estado”, disse o parlamentar autor da homenagem.
A deputada Débora Almeida (PSDB) comandou a Reunião Solene, que contou com a apresentação do grupo MPB Unicap, do maestro Percy Marques e do mestre Corisco. Prestigiaram o evento a deputada Dani Portela (PSOL); a vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB); o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça; a reitora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), Maria das Graças Soares da Costa; e o poeta Antônio Marinho.
Histórico
A Unicap surgiu a partir da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, em 18 de abril de 1943, nas dependências do Colégio Nóbrega – a pedra fundamental de um projeto universitário da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Companhia de Jesus.
Em 27 de setembro de 1951, a instituição foi formalizada enquanto universidade. Com cerca de 12 mil alunos na graduação e pós-graduação e mais de 900 profissionais, entre professores e servidores técnico-administrativos, a Unicap vem se destacando ao longo das décadas como uma das mais importantes instituições de ensino superior privado de Pernambuco.
“Celebrar o 80º aniversário da Unicap, primeira universidade católica do Norte e Nordeste, única jesuítica nessas regiões, é um ato eminentemente político, como tão bem significa essa homenagem por uma instância importante do Estado Democrático de Direito, como a Alepe, que está fincada aqui no coração do Recife”, disse o padre Pedro Rubens.
Atualmente, a instituição conta 36 graduações presenciais, além de oferecer ensino à distância por meio dos polos Recife (PE), João Pessoa (PB), Aracoiaba (CE) e Teresina (PI). Na área de pós-graduação, conta com programas de mestrado e doutorado, especializações e MBAs, que totalizam 64 cursos.
“Ao longo das últimas oito décadas, a Universidade Católica de Pernambuco construiu sua história de instituição de pesquisa e de ensino modelo, a partir do compromisso de muitos homens e mulheres que abraçaram a educação como missão de vida”, finalizou o deputado Waldemar Borges.