A Assembleia Legislativa de Pernambuco comemorou a passagem do Dia do Trabalhador com um café da manhã especial, realizado na última sexta (28). Neste ano, a Casa homenageou os trabalhadores terceirizados, profissionais que atuam nos mais diversos setores do Legislativo estadual.
Logo no começo da manhã, o casal de personagens Mateus e Catirina, vividos pelos atores Ivan Leite e José Brito, respectivamente, convidou os trabalhadores para o evento. De sala em sala, eles interagiram com os profissionais e buscaram resolver pendências antigas. “Eu passei na licitação, no setor de compras, no arquivo e não consegui despachar essa mulher”, afirmou Mateus. “A homenagem é pro dia do trabalhador, e quem trabalha lá em casa sou eu, porque meu marido não dá um dia de serviço”, rebateu Catirina. Os dois não passaram despercebidos pelos convidados, que compareceram à confraternização.
São pessoas como Apolinário da Silva, conhecido por todos como Popó, que prestam serviços essenciais não só para a instituição, mas também para o atendimento à população. Há 9 anos, ele trabalha no setor de serviços gerais. “O bom é isso, deixar a Casa limpa para receber todos os convidados e o público. Estou muito feliz mesmo com essa homenagem, foi muito importante para a vida da gente, vai ficar guardado comigo para sempre”.
No mesmo setor, Rosemary Dias valoriza a oportunidade de trabalhar na Alepe. “Aqui o lugar é ótimo. É meu primeiro emprego. Deus realizou meu sonho, que era trabalhar nos serviços gerais, e estou muito feliz com a homenagem de hoje”. O sentimento é compartilhado pelo garçom Valmir Lucena: “É um orgulho muito grande pra gente, uma Casa que acolhe todo mundo”.
O deputado Eriberto Filho (PSB) agradeceu aos trabalhadores pelos serviços prestados. “O funcionamento de todo o Parlamento não depende só dos deputados estaduais; depende de cada um de vocês, que contribuem, que fazem a Casa funcionar, que estão aqui no dia a dia desempenhando esse trabalho árduo junto com a gente”.
A ação foi parte de um esforço institucional de integração promovido pela Alepe, como explicou o superintendente geral, Isaltino Nascimento. “É uma orientação da Mesa Diretora que a Casa possa dialogar não só com a sociedade, mas também que atue de forma articulada, que valorize o papel de cada trabalhador para o Parlamento em Pernambuco”.