O anúncio da ampliação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), na Região Metropolitana do Recife (RMR), repercutiu na Reunião Plenária desta terça (18). Parlamentares comemoraram a decisão da Petrobras de voltar a investir no empreendimento, instalado em Suape. A proposta do Governo do Estado de obter empréstimo para aplicar em obras de infraestrutura e demandas para melhorar a saúde e a segurança no trânsito também foram comentadas na Reunião.
Ouça os pronunciamentos feitos na Reunião Plenária

EMPREGOS – Segundo Lula Cabral, investimento na Rnest vai gerar 60 mil novos postos de trabalho. Foto: Roberto Soares
Segundo o deputado Lula Cabral (Solidariedade), cerca de R$ 1 bilhão será investido na Rnest, gerando aproximadamente 10 mil novos empregos diretos e 50 mil indiretos para Pernambuco. “Nós deputados que representamos a Região Metropolitana sabemos da importância desse investimento para a retomada da economia do Estado”, acrescentou.
Em aparte, Mário Ricardo (Republicanos) apontou que a construção do Arco Metropolitano é tão importante quanto a ampliação da Refinaria. “Unir o norte ao sul do Estado é indispensável para o desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou, acrescentando, ainda, a necessidade de conclusão das obras da Transnordestina.
Antonio Coelho (União) comemorou a possibilidade de expansão da capacidade de refino e os sinais de uma gestão mais “saudável” da Petrobras. Já Doriel Barros (PT) enfatizou o compromisso do Governo Federal com as obras estruturadoras para o Estado. Ele lembrou que, nas duas gestões anteriores do presidente Lula, “Pernambuco se tornou um canteiro de obras”, comemorou.
Reunião com Raquel Lyra

DIÁLOGO – Izaías Régis destacou reunião de parlamentares com a governadora. Foto: Roberto Soares
A presença dos deputados na reunião realizada com a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause, na última segunda (17), na Alepe, foi destaque no pronunciamento de Izaías Régis (PSDB). Na ocasião, as representantes do Poder Executivo apresentaram a proposta de obtenção de um empréstimo de R$ 3,4 bilhões para obras de infraestrutura em Pernambuco. Líder do Governo, o tucano comemorou a inclusão do projeto para construir o Hospital Regional Mestre Dominguinhos em Garanhuns (Agreste Meridional).
Condução segura

TRÂNSITO – Simone Santana defendeu benefícios para motoristas responsáveis. Foto: Roberto Soares
Simone Santana (PSB) anunciou Indicação ao Governo do Estado no sentido de ampliar a segurança no trânsito. A proposta da parlamentar é que os “condutores que não tenham cometido infração sujeita a pontuação nos últimos 12 meses obtenham uma nota e sejam recompensados pelo bom comportamento ao volante.” A indicação visa estimular a direção segura e responsável por meio da concessão de descontos no licenciamento, no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e na renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Ainda nesta terça, a deputada comemorou avanços obtidos pela Frente Parlamentar da Primeira Infância da Alepe. Pela manhã, o colegiado conseguiu o compromisso do Governo do Estado para que o Projeto de Lei do Plano Plurianual relativo ao período de 2024-2027 identifique os recursos direcionados às ações de atenção às crianças de zero a seis anos.
Saúde no Interior

REFORÇO – Abimael Santos pediu novos leitos de UTI nos municípios do Interior. Foto: Roberto Soares
O deputado Abimael Santos (PL) solicitou à governadora Raquel Lyra a abertura urgente de leitos de UTI no Interior de Pernambuco. O deputado relatou que recebeu o pedido de um médico de Toritama (Agreste Setentrional) para assegurar a internação de uma criança que não havia conseguido vaga nos hospitais da Região. O parlamentar também lamentou o incêndio ocorrido no Lar Paulo de Tarso, no Recife, que vitimou cinco pessoas na última semana.
Assistência multidisciplinar
A gestão municipal de Primavera (Mata Sul) ganhou destaque no pronunciamento do deputado Sileno Guedes (PSB). O parlamentar solicitou Voto de Aplausos para a prefeita Dayse Juliana pela criação do Centro de Apoio Multidisciplinar de Primavera (Ceamp). Inaugurado dia 10 de abril, o espaço tem o objetivo de viabilizar atendimento multidisciplinar para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo Guedes, a iniciativa demonstra uma gestão comprometida com aqueles que mais precisam e chega para ser uma referência estadual.
Prevenção a desastres

CHUVAS – “Apac sofre com um quadro pessoal que se desdobra para dar conta das demandas”, denunciou Rosa Amorim. Foto: Roberto Soares
Rosa Amorim (PT) foi à tribuna denunciar a ocorrência de alagamentos em Caruaru (Agreste Central) após as últimas chuvas e cobrar investimentos na Defesa Civil e na Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). “Os desafios são muitos, especialmente relacionados à falta de destinação de recursos para o aprimoramento do sistema de Defesa Civil e para o monitoramento das chuvas, deslizamentos e enchentes pela APAC. A Agência também sofre com um quadro pessoal que se desdobra para dar conta das demandas”, denunciou.
No mesmo discurso, a petista relatou desconforto com a referência de um ex-deputado à cor da pele dela como “queimadinha”. Ela classificou a expressão como racista e se declarou mulher negra. Por fim, elogiou o presidente Lula pelo envio ao Congresso Nacional da Lei Piso Salarial da Enfermagem.
Inteligência artificial
A preocupação com os reflexos da inteligência artificial na democracia e no mundo do trabalho motivou pronunciamento do deputado João Paulo (PT). O parlamentar defende que a tecnologia seja posta a serviço das pessoas e prega uma visão humanista do mundo, “baseada na igualdade, no respeito às minorias e no amor ao próximo”, afirmou. Ele também advogou a favor da criação de um Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil.