Biblioteca da Alepe celebra Dia Nacional do Livro Infantil

Em 05/04/2023 - 12:04
-A A+

LEITURA – Evento recebeu estudantes de escolas do bairro de Santo Amaro. Foto: Roberta Guimarães

A Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nessa terça (4), atividades recreativas e de incentivo à leitura para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é comemorada em 18 de abril em homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, nascido neste dia em 1882. Cerca de 40 crianças de escolas localizadas no bairro de Santo Amaro, região central do Recife, participaram do evento. 

Houve contação de história, corrida de saco, campeonato de bambolê, lancha e exibição do curta metragem “Os fantásticos livros voadores do senhor Morris Lessmo”, vencedor do Oscar em 2012. De acordo com a gerente da Biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a atividade tem por objetivo apresentar o espaço da biblioteca e incentivar a criançada a frequentar o local. “O hábito da leitura precisa ser cultivado desde cedo. Ler livros é um exercício de cidadania.” ressaltou.

Para o evento dessa terça, a bibliotecária aposentada e contadora de histórias, Sônia Viana, escolheu apresentar o livro “O pato cantor”, escrito por Marcus Cardeliquio. “É uma história sobre animais, cheia de música e de sons. O texto é muito lúdico e traz uma mensagem interessante para as crianças.”, explicou Sônia, que tem mais de 15 anos de experiência em contação de histórias. A apresentação foi assistida por meninos e meninas com idades a partir de 5 anos, da creche Ana Rosa e da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros.

Maria Sofia Ferreira, aluna de 11 anos da Cônego Rochael aprovou a contação de história “Gostei. Era divertida. Gosto de ler porque a gente solta um pouco o celular”, disse. Lilly Correia, de 5 anos, frequenta a creche Ana Rosa e adorou a historinha: “Gostei do pato que faz qua-qua-quá! (risos) Gostei muito de vir para essa festa!”. 

Outra estudante da Escola Cônego Rochael, Juliana Diniz, tem deficiência auditiva e acompanhou tudo com ajuda do intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Eduardo Henrique. Ele também auxiliou na realização desta entrevista. “Achei a história meio bobinha. Já tenho 17 anos. Li muitos livros infantis, mas agora me interesso por outras leituras”, confessou Juliana. 

Filhos de servidores e funcionários da Alepe também participaram. Foi o caso de Ruan Guilherme, 7 anos, filho de Isabel Fonseca, que trabalha na Alepe há 40 anos e atualmente trabalha na Gerência de Transportes. “Meu filho está dentro do espectro autista. Ele é um garoto bastante observador, mas tem dificuldade para se comunicar. Participar de atividades como esta é um estímulo para que ele interaja com outras crianças. Ajuda no processo de aprendizagem.”

Em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, conhecido por gerações como o criador do Sítio do Pica-pau Amarelo, os funcionários da Biblioteca da Alepe e voluntários estavam caracterizados como os personagens da turma da Emília, a boneca de pano falante dos livros de Lobato. De acordo com a Gerência da Biblioteca, a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil já é realizada há dez anos na Casa Joaquim Nabuco.