
RECONHECIMENTO – João Paulo, Dani Portela (esq.) e Rosa Amorim (dir.) entregam placa comemorativa à presidente do sindicato, Ivete Caetano. Foto: Jarbas Araújo
O aniversário de 33 anos do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) foi celebrado em Reunião Solene na Alepe na última segunda (27). A homenagem foi iniciativa do deputado João Paulo (PT), que ressaltou a importância da entidade na garantia dos direitos dos profissionais do setor e na luta por uma educação pública de qualidade em Pernambuco.
“Nesses 33 anos, o Sintepe atuou não apenas na defesa da categoria e da educação, mas também da democracia e por melhorias nas condições de vida do povo. Agora, novas lutas se apresentam: nomeação dos concursados, piso do magistério, precariedade das estruturas físicas da rede escolar e revogação do Novo Ensino Médio, que reduziu disciplinas e negligenciou a formação crítica dos estudantes”, enfatizou o parlamentar.
Fundado em 26 de março de 1990, o Sintepe representa professores, orientadores, supervisores, técnicos, e todos os profissionais administrativos que atuam na Secretaria de Educação da Rede Pública Estadual. Em sua trajetória, obteve resultados importantes na luta pela valorização da categoria e pela educação como um todo. Atualmente, conta com 13 subsedes regionais, e é filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A solenidade foi presidida pela deputada Rosa Amorim (PT).