Principais comendas da Alepe são entregues a nomes de destaque no Estado

Em 16/12/2022 - 16:12
-A A+

SOLENE – Parlamentares indicaram 21 personalidades em diversas áreas para receber as medalhas Leão do Norte e Joaquim Nabuco. Foto: Giovanni Costa

Em Reunião Solene na tarde desta quinta (13), a Alepe concedeu a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, a 14 personalidades que se destacaram em diferentes segmentos de atuação no Estado. Outros sete pernambucanos receberam a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, pelos méritos demonstrados nas áreas em que atuam.

Na abertura da solenidade, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), resgatou a história da Medalha Joaquim Nabuco, criada pela Resolução nº 808/1968. “Reverencia a história e os valores defendidos por esse grande político e abolicionista pernambucano, que é também o patrono deste Parlamento”, discursou. “Assim, decidimos condecorar autoridades que estão à frente de algumas das mais importantes instituições de nossa sociedade.” 

Confira os agraciados com a comenda, por indicação da Mesa Diretora da Alepe:

Daniel Grangeiro de Souza

Superintendente da Polícia Federal (PF) em Pernambuco, chegou à corporação em 1997 como agente, tornando-se delegado em 2003. Foi titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas em Alagoas, onde atuou no setor de inteligência. Assumiu diversas chefias e coordenou operações especiais, como a que investigou o tráfico internacional de órgãos em Pernambuco e na África do Sul.

 

Antônio Vital de Moraes Júnior

Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, ingressou no órgão em 1994. Chefiou vários núcleos até ser nomeado superintendente regional do Rio de Janeiro, cargo que exerceu de 2010 a 2013. Em 2017, tornou-se coordenador-geral de Operações da PRF em Brasília (DF), cargo que ocupou por dois anos. Já ministrou mais de 30 cursos técnicos nas diversas áreas de atuação policial e é autor de manuais didáticos.

 

Luiz Carlos de Barros Figueirêdo

Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco no biênio 2022-2024, ingressou na magistratura em 1982, com atuação em várias comarcas do Estado. Tornou-se desembargador em 2005 e, em 2012, foi eleito membro da Corte Especial do TJPE. Presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) entre 2016 e 2018 e foi corregedor-geral de Justiça. Integra o Órgão Especial e o Conselho da Magistratura, é autor de livros e artigos, além de ter recebido vários prêmios.

 

Richard Fernandes Nunez

General do Exército do Comando Militar do Nordeste (CMNE), entrou na Escola Preparatória de Cadetes em 1978. Foi professor da Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point, bem como chefe do Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, a qual comandou de 2016 a 2018. Também esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e chefiou o Centro de Comunicação Social do Exército.

 

DISCURSO – Presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins representou ganhadores da Medalha Joaquim Nabuco. Foto: Giovanni Costa

Fernando Ribeiro Lins 

Presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), no triênio 2022-2024, é advogado há quase 25 anos, atuando nas áreas de direito cível e direito comercial. Ainda na entidade, já ocupou os cargos de conselheiro seccional, secretário-geral adjunto e secretário-geral, sendo responsável pela implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários. Também integrou o Tribunal de Ética e Disciplina da entidade.

 

Edilson Pereira Nobre Júnior

Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o desembargador federal irá presidir a Corte até 2023. Graduado em Natal (RN), onde nasceu, é doutor em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele ingressou na magistratura federal em 1992 e, em 2010, foi promovido ao cargo de desembargador federal por merecimento. Pereira Nobre também é professor titular da UFPE e tem no currículo livros e artigos publicados.

 

Maria Clara Saboya

Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) para o biênio 2021-2023, é natural do Rio de Janeiro (RJ), mas graduou-se em Direito na UFPE. Em 1984, ingressou no TRT-PE no cargo de auxiliar judiciária e, em 1987, foi promovida ao cargo de técnica. Tomou posse como juíza do Trabalho em 1988, passando pelas varas de Arapiraca (AL), Escada (Mata Sul de Pernambuco) e a 4ª Vara do Recife. Em 2009, tornou-se desembargadora daquele Tribunal.

Já a Medalha Leão do Norte consta no Regimento Interno da Alepe ( Resolução nº 905/2008) e “faz referência a como nosso Estado e o nosso povo são conhecidos em todo o Brasil, em razão do espírito corajoso e combativo, bem como de uma história de luta em defesa da liberdade, da democracia e da justiça social”, informou Medeiros. “Cada um dos homenageados promoveu o bem-estar do nosso povo em seu campo de atuação”, prosseguiu o presidente da Assembleia.

Veja os contemplados pela honraria, escolhidos nos anos de 2020, 2021 e 2022:

Valdir Rodrigues Teles (in memoriam) – Mérito Cultural Gilberto Freyre

Poeta, cantor e repentista nascido em São José do Egito (Sertão do Pajeú), trabalhou na agricultura a partir dos 11 anos, quando precisou assumir o sustento da mãe e dos irmãos. Ingressou na música em 1979 e, até sua morte em consequência de um infarto, em 2020, obteve mais de 500 troféus pela cantoria de viola. A iniciativa partiu do deputado Álvaro Porto (PSDB).

 

Tenente-coronel Robério Luís de Barros Lima e 1º Sargento Bartolomeu Maciel de Lima Neto – Mérito Administrativo e Assistência Social Ministro Marcos Freire

Os dois integrantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foram indicados pelo deputado Aglailson Victor (PSB). Barros Lima entrou na corporação em 1994 e, ao longo dos anos, atuou em várias regiões do Estado, em algumas delas, comandando batalhões. Atualmente é diretor administrativo e financeiro da Casa Militar do Governo do Estado. Foi reconhecido com a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar e o Título de Construtor da Paz em 2006. 

Já Lima Neto iniciou a carreira servindo ao Batalhão de Choque e, posteriormente, foi lotado no 21º Batalhão, com sede em Vitória de Santo Antão. No Batalhão Monte das Tabocas, foi comandante e também instrutor do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). Teve contribuição relevante para o bom resultado do programa Pacto pela Vida.

 

Luiz Henrique Mandetta e André Longo – Mérito Sanitário Josué de Castro

O médico e ex-ministro da Saúde (2018-2020) Luiz Henrique Mandetta é natural de Campo Grande (MS). Especialista em ortopedia, trabalhou no Hospital do Exército do Mato Grosso do Sul, na Santa Casa de Campo Grande e no Hospital Universitário, onde também foi docente. Em 2005, assumiu o primeiro cargo político, como secretário de Saúde de Campo Grande. Elegeu-se deputado federal em 2010 e 2014. A sugestão partiu do deputado Clodoaldo Magalhães (PV). 

Já por solicitação da ex-deputada Laura Gomes, foi agraciado o secretário estadual de Saúde, André Longo, médico cardiologista e servidor estadual desde 1997. Duas vezes presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), ele também presidiu o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Instituto de Recursos Humanos (IRH), cargo que vinha exercendo até ser convocado para a Secretaria, em 2019.

 

Marcony Sobral Mendonça e Juliana Arruda – Mérito Empresário Edson Mororó Moura

O nome de Mendonça foi sugerido pelo deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade). Natural de Aracaju (SE), vive no Recife desde 1970. Foi de estagiário a diretor do Grupo Bompreço e, em 1998, fundou a Italiana Automóveis, maior concessionária Fiat em volume de usados plus do Brasil. Também possui empresas no ramo imobiliário e no comércio atacadista de alimentos. 

Indicada pelo deputado Waldemar Borges (PSB), a engenheira química Juliana Arruda  acompanhou a construção da fábrica da Jeep, em Goiana (Mata Norte). Foi gerente da unidade e assumiu outros cargos de gestão no grupo, até se tornar, em 2021, a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe mundial do modo de produção da Stellantis, empresa resultante da fusão da Fiat-Chrysler com a Peugeot-Citroen. Integra a lista de 20 mulheres de sucesso da Forbes Brasil.

 

Humberto da Silva Miranda, José Fabrício Silva de Lima e Rosimary Souto Maior de Almeida – Mérito Direitos Humanos Herbert de Souza

Doutor em História, Miranda é professor e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas e da Comissão de Direitos Humanos da UFPE. Também coordena um programa em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo corresponsável por várias publicações sobre o tema. O nome dele partiu da deputada Teresa Leitão (PT).

O defensor público-geral José Fabrício Silva de Lima recebeu a comenda por iniciativa de Eriberto Medeiros. Membro da Defensoria do Estado (DPPE) desde 2009, passou a comandar a entidade em 2018. Também presidiu o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais. Antes da DPPE, foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE) e do INSS.

Por fim, a promotora de Justiça Rosimary Souto Maior de Almeida, que é de Limoeiro (Agreste), atua no Ministério Público Estadual (MPPE) desde 1992. Passou pelas comarcas de Correntes e João Alfredo naquela região, depois por Itambé (Marta Norte) até chegar ao Recife em 2012. A homenagem foi solicitada pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB).

 

Frederico Augusto Tavares de Melo – Mérito Agropecuário José Carlos Estelita Guerra

O assistente de administração do Incra foi indicado pelo deputado Romero Sales Filho (União). Coordenou trabalhos de reconhecimento em projetos de assentamento do Governo do Estado, além de ter representado o Incra no Comitê Regional do Programa Luz para Todos Ministério das Minas e Energia. Atualmente, Tavares de Melo exerce a função de assistente técnico de gabinete.

 

José Neto e Décio Padilha – Mérito Político Governador Eduardo Campos

LEÃO DO NORTE – Coube ao secretário estadual da Casa Civil, José Neto, falar em nome dos homenageados. Foto: Nando Chiappetta

O nome do secretário estadual da Casa Civil foi sugerido pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PP). Auditor do Tribunal de Contas do Estado, José Neto assumiu secretarias-executivas em Pernambuco até se tornar secretário de Administração em 2014. Chefiou a assessoria especial do Governo e o gabinete do governador. Assumiu o cargo atual em 2019.

Já o secretário estadual da Fazenda foi indicado pelo deputado Diogo Moraes (PSB). Padilha começou a vida profissional como gerente no Banco Banorte. Ingressou por concurso público na Secretaria da Fazenda e, durante mais de 25 anos, ocupou diversos cargos na administração pública, entre os quais os de secretário de Administração e presidente da Copergás

Os deputados Henrique Queiroz Filho (PP) e Waldemar Borges (PSB) também discursaram na cerimônia. Em nome do conjunto de homenageados, foram à tribuna o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, e o secretário estadual da Casa Civil, José Neto.