À frente do Comando Militar do Nordeste (CMNE) desde setembro deste ano, o general do Exército Richard Fernandez Nunes foi agraciado com o Título de Cidadão Pernambucano, nesta quinta (15), por indicação do deputado Adalto Santos (PP). Ao longo da trajetória como oficial-general, o homenageado destacou-se na coordenação do 5º Contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ).
Natural da capital fluminense, Nunes ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, em 1978. Em 1984, foi declarado aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras. Além de cursos e estágios militares, o atual comandante do Nordeste graduou-se em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
“No Comando Militar do Leste, atuou como secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal (2018)”, informou, ainda, Adalto Santos, na justificativa do Projeto de Resolução nº 3807/2022. As honrarias foram entregues pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), na presença dos deputados Aluísio Lessa (PSB) e Romário Dias (PL).