
ARTE-EDUCAÇÃO – Atividade sobre prevenção dos cânceres de mama e próstata no Parque da Macaxeira marcou início da campanha. Foto: Divulgação
Experiências para sensibilizar e conscientizar sobre a importância de prevenir doenças, defender a vida, respeitar o meio ambiente e promover a inclusão social. Esse é o foco do Projeto Todas as Cores, lançado pela Alepe nos dias 20 e 21 de novembro com campanha de prevenção aos cânceres de mama e de próstata no Parque da Macaxeira, Zona Norte do Recife.
A iniciativa buscou conciliar as temáticas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, reunindo conteúdos em uma cartilha informativa. Na atividade inaugural, foram contadas histórias vividas por uma mulher, um homem e um representante do segmento LGBTQIA+ que tiveram as doenças. A partir daí, a plateia teve oportunidade de interagir e ser acolhida.
A ação divulga, ainda, normas estaduais relacionadas a cada tema. O Estatuto da Pessoa com Câncer ( Lei nº 16.538/2019) e outras duas matérias estiveram em destaque no evento do Parque da Macaxeira: a Lei nº 17.160/2021, que dá um prazo de 30 dias para o início do tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer, e a Lei nº 17.855/2022, que assegura o fornecimento de medicamentos e terapias pelo SUS, além de incentivar campanhas de doação de cabelo.
Confira a agenda de novembro do Todas as Cores:
– 22 e 23, no Parque de Exposição do Cordeiro (Zona Oeste do Recife)
– 24 e 25, no Parque 13 de Maio (Centro do Recife)
– 26 e 27, na Praça Maria Amazonas (Vila da Fábrica, Camaragibe)
– 28 e 29, no Parque Dona Lindu (Boa Viagem, Zona Sul do Recife)
Sobre o projeto
Quatro vezes ao ano, o Projeto Todas as Cores promoverá caravanas itinerantes abordando assuntos definidos no calendário de campanhas mensais de conscientização. O grupo vai ocupar praças, parques e outros locais de grande circulação na Região Metropolitana do Recife.
Arte-educadores caracterizados vão convidar os passantes a participarem das experiências. As pessoas que aceitarem prestar depoimentos e permitirem o uso da imagem recebem a caneca da gratidão. Os testemunhos capturados serão compilados em um vídeo para divulgação nos ambientes digitais da Alepe.
A iniciativa também prevê a realização de blitz com distribuição de material educativo em pontos de maior circulação do Grande Recife.