
TRAMITAÇÃO – “É preciso levar ao povo os detalhes, a importância das Comissões Técnicas, a atuação das assessorias.” Foto: Nando Chiappetta
O deputado José Queiroz (PDT) sugeriu ao presidente Eriberto Medeiros (PP) que a Alepe realize uma campanha de comunicação com o propósito de divulgar as atividades legislativas desempenhadas pelos parlamentares. O assunto foi abordado por ele em discurso no Pequeno Expediente da Reunião Plenária desta quarta (15).
“É preciso levar ao povo os detalhes da tramitação, a importância das Comissões Técnicas para o Poder Legislativo, com a atuação competente das assessorias. Também as audiências públicas, nas quais são debatidos assuntos importantes para a comunidade”, defendeu. O pedetista citou, como exemplo, a reunião promovida, em conjunto, por quatro colegiados permanentes nesta manhã.
“O projeto de lei complementar sobre a promoção dos militares, enviado pelo governador Paulo Câmara, recebeu uma emenda modificativa que beneficia a categoria. Precisou-se da ação urgente das Comissões e foi marcado esse encontro de Justiça, Administração Pública, Finanças e Segurança Pública, às 8h30”, ressaltou.
“Entretanto, expressiva parcela da população não sabe distinguir o trabalho eficiente desses grupos parlamentares da atuação em Plenário”, prosseguiu Queiroz. “Assim, se um deputado não aparecer na tribuna, não se torna evidente e ninguém tem conhecimento do que ele executa nos colegiados.” O pedetista parabenizou as assessorias das Comissões pelo “trabalho exemplar” realizado.
O deputado ainda citou como exemplo a aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 46/2021 – a chamada PEC dos Precatórios – pelo Plenário da Câmara Federal nessa terça (14). “Setores da Oposição foram capazes de lutar para atenuar os danos, aprovando o destaque que garante que o Auxílio Brasil seja um programa definitivo e não funcione apenas eleitoralmente no próximo ano”, informou. “Porém, quando se foca na discussão e se criticam determinados comportamentos, nem sempre se dá o contexto.”