Assembleia Legislativa participa da ExpoAgro Nordeste

Em 15/12/2021 - 17:12
-A A+

SUGESTÃO – Para Doriel Barros, “potencial da agricultura familiar tem que ser valorizado” também nesse tipo de evento. Foto: Jarbas Araújo

Pernambuco voltou a promover eventos voltados ao agronegócio no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, e a Assembleia Legislativa participa da iniciativa com espaço dedicado às palestras da ExpoAgro Nordeste. Por meio de parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado  (Adagro), a Comissão de Agricultura da Alepe viabilizou estrutura física para esses encontros, que seguirão até a manhã de sábado (18).

A cargo da Adagro, ficou a elaboração do cronograma de atividades. A autarquia estadual é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, organizadora do evento. Na última segunda (13), houve debate a respeito das alternativas de controle da mosca-de-estábulo, espécie que tem preocupado pecuaristas do Agreste Central e da Mata Sul por sugar o sangue de animais. A situação chegou a ser alvo de audiência pública na Alepe, em setembro deste ano

Na programação de palestras do estande do Poder Legislativo, destaque para discussões sobre custo da produção do milho grão, ações de defesa e inspeção animal e feridas em equinos. Também foi abordada a suplementação proteica em tempos de estiagem e a suplementação mineral estratégica, bem como a questão dos selos de qualidade da carne Nelore.

Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Doriel Barros (PT) observou que a exposição é um espaço importante para desenvolver a economia do Estado. “Ela é historicamente reconhecida por possibilitar negociações estratégicas. Porém, acredito que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário precisaria ter investido também na participação da agricultura familiar nesse evento”, reforçou.

“Especialmente neste momento de abandono do Governo Federal, o potencial da agricultura familiar tem que ser valorizado. Se queremos dinamizar a economia como um todo, não é possível só investir no agronegócio. Para que tenhamos um desenvolvimento sustentável, devemos dar o valor que ela realmente tem. Afinal, 70% do que colocamos em nossa mesa vêm desse setor, gerando emprego no campo”, acrescentou o petista.

ELOGIO – “Exposição é vitrine da produção agropecuária, projetando para o Nordeste a capacidade dos nossos criadores”, salientou Eriberto Medeiros. Foto: Roberta Guimarães

Em visita ao estande da Alepe, nesta quarta, o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), almoçou com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho, o diretor-presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba. O parlamentar elogiou esta edição da ExpoAgro Nordeste. “É um evento consolidado no calendário pernambucano por promover um dos mais importantes setores da economia do nosso Estado”, frisou.

“Nascido no bairro do Cordeiro, sempre acompanhei de perto a exposição. Reconheço seu papel como vitrine da produção agropecuária, projetando para o Nordeste a capacidade dos nossos criadores”, salientou o presidente da Assembleia. Para ele, no cenário de retomada em virtude da Covid-19, a ExpoAgro ganha ainda mais relevância: “Ajuda os que atuam no segmento e dá mais visibilidade, criando oportunidades de negócio para gerar mais emprego e renda”. A feira continua até o domingo (19).