Assembleia homenageia profissionais da saúde

Em 07/12/2021 - 23:12
-A A+

PANDEMIA – Eriberto Medeiros (centro), que solicitou a Reunião Solene, destacou o altruísmo dos que “se expuseram ao risco para proteger o coletivo”. Foto: Jarbas Araújo

Os profissionais de saúde que trabalharam ou seguem atuando no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Pernambuco foram homenageados pela Alepe nesta terça (7). Solicitada pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), a Reunião Solene contou com a presença de representantes de entidades profissionais diretamente envolvidas no trabalho de cuidado e proteção à população.

O parlamentar destacou o altruísmo daqueles que se expuseram ao risco para proteger o coletivo. “Todos os que compõem o Poder Legislativo são gratos a quem esteve na linha de frente do combate ao vírus, arriscando suas vidas para salvar tantas outras”, observou.

Presidindo a cerimônia, o deputado Aglailson Victor (PSB) também fez seus agradecimentos. “Reconhecemos o compromisso, a humanização e a dedicação dos trabalhadores da saúde que, ao cuidarem do outro, cuidam de todos nós e da sociedade pernambucana, porque compreendem que cada vida importa”, registrou.

Na ocasião, foram entregues placas de reconhecimento a representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), do Sindicato dos Médicos (Simepe), Sindicato dos Enfermeiros (Seepe) e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios (Sindhosp).

SALÁRIO – João Andrade pediu aos parlamentos no Brasil que ajam contra a desvalorização da categoria. Foto: Jarbas Araújo

Em nome do Seepe, João Andrade pediu aos parlamentos no Brasil que ajam contra a desvalorização da categoria. “Precisamos avançar projetos que melhorem nosso piso salarial e nos garantam descanso, para oferecer um serviço otimizado”, pleiteou. A fala foi apoiada por Thaíse Tôrres, do Coren. “O sofrimento de pacientes e seus familiares nos deixam marcas, mas superamos esse desafio porque compreendemos poder contribuir com a vida”, disse Cláudia Câmara, do Simepe.

Presidente do Sindhospe, George Trigueiro lembrou a oferta de mais de 400 leitos da rede privada para o SUS, quando da declaração da emergência sanitária no Estado. André Dubeux, do Cremepe, defendeu a continuidade dos cuidados preventivos, como distanciamento social, uso de máscaras e ampliação da cobertura vacinal. Secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação na SES, Fernanda Tavares abordou o papel do SUS no enfrentamento à pandemia.

A solenidade contou, ainda, com as presenças de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública do Estado, da Câmara de Vereadores do Recife, entre outras instituições.