
APOSENTADORIA – “É urgente recompletar, a cada semestre, todo o efetivo da segurança pública.” Foto: Roberto Soares
A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) fez um apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Defesa Social, na Reunião Plenária desta terça (23), pela realização de concursos públicos para a contratação de policiais. “É necessário e urgente o recompletamento anual ou semestral de todo o efetivo da segurança pública, em todas as áreas”, defendeu.
A parlamentar mencionou que, atualmente, dois mil aprovados em certames estão fazendo cursos de formação nas Polícias Militar, Científica, Civil e no Corpo de Bombeiros. E que a Polícia Penal abrirá concurso com 200 vagas imediatas e 800 para cadastro de reserva. Ainda assim, segundo a socialista, diante do alto índice de aposentadoria desses profissionais, o quantitativo é insuficiente para cobrir a defasagem, que ela estima em três mil agentes.
“Mesmo entrando cerca de 1.300 policiais militares, ainda não serão suficientes para completar todo o efetivo que perdemos desde 2018”, apontou. “Por isso fiz a solicitação, por meio de indicação, para que, logo após o curso de formação terminar, em 30 de junho, um novo concurso seja aberto”, prosseguiu.
De acordo com Gleide Ângelo, “se a cada seis meses forem chamados 500 policiais, não teremos mais problemas de efetivo em Pernambuco, como ocorre em municípios com apenas dois ou três policiais”.
COMO CHEGAR