Comissões aprovam medidas para incentivar turismo rural em Pernambuco

Em 11/08/2021 - 16:08
-A A+

DESTINO – Relator do PL 2237 nos colegiados de Administração e Finanças, Tony Gel salientou o “grande potencial de Pernambuco” para o setor. Foto: Roberta Guimarães

A criação da Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural recebeu o aval das Comissões de Administração Pública, de Finanças e de Esporte e Lazer da Alepe, em reuniões ocorridas na manhã desta quarta (11). Apresentado pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PL), o Projeto de Lei (PL) nº 2237/2021 foi acatado com as alterações no texto efetuadas pela Comissão de Justiça.

A matéria busca garantir que o Governo de Pernambuco valorize e diversifique as ações ofertadas pelo segmento de maneira sustentável, preservando paisagens e arquitetura, assim como capacitando a população local. O texto considera turismo rural “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural que envolvam a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da região”.

“O turismo rural está em plena ascensão, por duas razões. Primeiro, há a necessidade do produtor rural de diversificar fontes de renda e de agregar valor aos seus produtos. Segundo, soma-se a isso a vontade dos moradores urbanos de conviver com a natureza, as tradições e os costumes do Interior”, pontuou Queiroz Filho.

EXPECTATIVA – Presidente da Comissão de Esporte e Lazer, João Paulo Costa falou da retomada das atividades econômicas graças ao avanço da vacinação. Foto: Roberta Guimarães

Relator do PL 2237 nos colegiados de Administração e de Finanças, o deputado Tony Gel (MDB) salientou o “grande potencial de Pernambuco” para o turismo rural. “Temos diversos ambientes a serem explorados, como os brejos de altitude nas proximidades de Caruaru, por exemplo”, apontou. Ele citou Goiás e Bahia como referências em destinos nessa categoria.

Presidente da Comissão de Esporte e Lazer, o deputado João Paulo Costa (Avante) falou das expectativas com a retomada das atividades econômicas do Estado – entre elas, o turismo – graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19. “Com a imunização dos pernambucanos, vemos a flexibilização das medidas de isolamento. O retorno ao trabalho impulsionará a geração de emprego e renda”, acredita.

Transnordestina

A articulação para manter o ramal da Ferrovia Transnordestina que iria até o Porto de Suape foi abordada pelo deputado Henrique Queiroz Filho, durante a reunião da Comissão de Finanças. Vice-presidente do colegiado, o parlamentar informou ter questionado diretamente o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sobre o tema. 

FERROVIA – Henrique Queiroz Filho repercutiu conversa com ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sobre ramal de Suape na Transnordestina. Foto: Roberta Guimarães

O encontro ocorreu durante a posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no último dia 4, em Brasília (DF). “Segundo o ministro Tarcísio, é praticamente impossível contemplar Pernambuco na gestão atual. Cabe a nós, parlamentares deste Estado, lutar por isso, inclusive criando uma lei própria”, observou. 

Nesse sentido, o governador Paulo Câmara encaminhou à Alepe a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 17/2021, a fim de autorizar a exploração de serviços de transporte ferroviário pelo Governo Estadual. Atualmente, essa atribuição é exclusiva da União. A matéria ainda será analisada pelas Comissões Permanentes da Casa, antes de ser votada em Plenário.