
HOMENAGEM – Edifício Miguel Arraes, sede do Poder Legislativo, foi iluminado nas cores branca, azul e vermelha. Foto: Jarbas Araújo
Como forma de assinalar as comemorações da independência da Eslovênia, o Edifício Miguel Arraes, sede da Assembleia Legislativa, recebeu iluminação branca, azul e vermelha (cores da bandeira da nação). A iniciativa em homenagem àquele que é considerado “País Amigo de Pernambuco” foi solicitada pelo primeiro-secretário da Casa de Joaquim Nabuco, deputado Clodoaldo Magalhães, e pelo deputado Aluísio Lessa, ambos do PSB.
As luzes foram acesas no último dia 25 de junho, data em que o país da Europa Central celebra o Dia do Estado, quando, em 1991, conquistou oficialmente a independência. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Eslovênia passou a integrar a República Socialista Federativa da Iugoslávia.
A nação possui consulado no Recife, fator que reforça as relações diplomáticas com o Brasil, estabelecidas ainda em 1992. Em 2008, foi inaugurada a Embaixada brasileira na capital daquele país, Liubliana. Já em 2010, houve a abertura da Embaixada da Eslovênia em Brasília.
Por meio do cônsul Rainier Michael Herbert de Souza, a Eslovênia vem buscando estreitar laços sociais e econômicos com Pernambuco. O Estado tem se tornado foco de investimentos desse país, sobretudo no que se refere ao turismo, a produções culturais, bem como ao intercâmbio de produtos e serviços. Itens como açúcar, cachaça, álcool, gesso, artesanato e confecções estão entre os mais procurados.
A prestação de serviços brasileiros para empresas eslovenas, a organização de missões empresariais Pernambuco-Eslovênia e a promoção de políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente (Liubliana é a Capital Verde da Europa) integram as ações que visam desenvolver a diplomacia econômica entre os dois países.
A Eslovênia possui cerca de dois milhões de habitantes e PIB estimado em US$ 48 bilhões (2014). O edifício-sede da Alepe ficará iluminado com as cores dessa nação até o próximo dia 2 de julho.