Em encontro virtual realizado nesta quinta (10), os membros da Comissão de Ética Parlamentar da Alepe definiram os nomes que vão dirigir os trabalhos do colegiado durante o biênio 2021-2022. Por unanimidade, o deputado Tony Gel (MDB) foi reconduzido ao posto de presidente. Já a vice-presidência ficará a cargo do deputado Diogo Moraes (PSB).
A Comissão atua em matérias relacionadas a princípios éticos e regras de decoro. Entre outras competências, o colegiado é responsável por apresentar pareceres conclusivos sobre acusações contra parlamentares, que podem resultar em perda de mandato, censura ou outras punições previstas no Código de Ética.
Durante a reunião de instalação, Tony Gel, que presidirá pela quarta vez o grupo parlamentar, elogiou o nível de relacionamento entre os deputados da Casa. “Dificilmente haverá problemas, mas, se vierem a acontecer, a Comissão é madura, serena e competente para analisar o caso. Não vamos prevaricar”, advertiu.
“Queremos ter que trabalhar o mínimo, pois isso significará que a instituição vai bem”, agregou Diogo Moraes. Ele afirmou que o colegiado deve ser um ponto de equilíbrio na Casa, zelando pela harmonia, pluralidade e respeito ao Poder Legislativo pernambucano.
A Comissão de Ética é formada por sete titulares e sete suplentes. Ainda compõem o primeiro grupo os deputados Adalto Santos (PSB), Aluísio Lessa (PSB), Antônio Moraes (PP), Erick Lessa (PP) e João Paulo (PCdoB). Na suplência, estão Clovis Paiva (PP), Fabrizio Ferraz (PP), Isaltino Nascimento (PSB), João Paulo Costa (Avante), Juntas (PSOL), Roberta Arraes (PP) e Romero Sales Filho (PTB).
Confiança
Integrantes do colegiado e outros parlamentares parabenizaram os colegas eleitos e fizeram considerações sobre o trabalho que terão pela frente. Aluísio Lessa frisou que cada deputado, mesmo em sua conduta individual, representa o Legislativo como um todo. “Para todos os Poderes, há freios constitucionais e legais. Temos que estar à altura de Joaquim Nabuco, patrono desta Casa”, emendou José Queiroz (PDT).
João Paulo expressou confiança na imparcialidade de Tony Gel e Diogo Moraes. Já Laura Gomes (PSB), que acompanhou a reunião, observou que “relações de amizade não podem se sobrepor a quaisquer questões que saiam da legalidade”. João Paulo Costa reforçou que os parlamentares devem representar a população com responsabilidade, pautando-se pelo Código de Ética.
Titular das Juntas, Jô Cavalcanti solicitou a análise de representações apresentadas pelo mandato do PSOL. “Pedimos celeridade na condução dos trabalhos, para que não pareça, lá fora, que a gente não queira encaminhar coisas importantes para a sociedade”, instou.
Ao coordenar parte da Reunião Plenária desta manhã, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) saudou Tony Gel e Diogo Moraes pela eleição para a presidência e a vice-presidência do colegiado.