Aluísio Lessa homenageia compositor pernambucano Zé Dantas

Em 25/02/2021 - 15:02
-A A+

CENTENÁRIO – “Um dos autores mais geniais da tradicional música popular brasileira”, disse o deputado. Foto: Jarbas Araújo

O deputado Aluísio Lessa (PSB) usou seu pronunciamento na Reunião Plenária desta quinta (25) para enaltecer o poeta Zé Dantas, que completaria 100 anos no próximo sábado (27). O parlamentar registrou a importância cultural do artista nascido em Carnaíba (Sertão do Pajeú) e declarado Patrono dos Compositores Pernambucanos pela Alepe.

“Quero reverenciar a história de Zé Dantas, um dos autores mais geniais da tradicional música popular brasileira”, afirmou Lessa, ressaltando canções do homenageado como Vozes da Seca e A Volta da Asa Branca. “Letras denunciavam, ainda nos idos dos anos 1950, a injusta e criminosa desigualdade regional praticada contra o Nordeste”, analisou.

A parceria com Luiz Gonzaga também mereceu destaque. “Zé Dantas conheceu o Rei do Baião quando tinha 26 anos. Escreveu composições antológicas para o músico, mas não as assinava temendo represálias dos pais, que sonhavam que o filho seguisse na carreira médica”, contou o deputado, lamentando a impossibilidade de realizar cerimônias comemorativas presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus.

“Apesar das dificuldades, aproveitamos o centenário do poeta para reafirmar que Zé Dantas continua vivo nos corações e mentes de tantos brasileiros”, assegurou. O deputado Tony Gel (MDB), autor do projeto que declarou o artista patrono dos compositores, também fez sua reverência ao sertanejo: “Merecida homenagem”.