Clodoaldo Magalhães comenta avanços do Poder Legislativo

Em 17/12/2020 - 16:12
-A A+

PRIMEIRO-SECRETÁRIO – Reeleito para o posto, ele destacou a responsabilidade administrativa e social da gestão: “Conseguimos não apenas manter cargos e salários dos servidores em dia, mas promover novas ações”. Foto: Jarbas Araújo

Primeiro-secretário da Alepe, o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) fez um discurso na Reunião Plenária desta quinta (17), com o objetivo de registrar os avanços do Legislativo Estadual no último biênio. Reeleito para atuar no cargo entre 2021 e 2023, ele destacou a responsabilidade administrativa e social da gestão, que, apesar dos efeitos econômicos da pandemia, cumpriu os compromissos financeiros e desenvolveu projetos para aproximar a Casa dos pernambucanos.

O parlamentar citou, no período, a construção do Planejamento Estratégico 2020-2035; o fortalecimento dos canais institucionais e de comunicação, como a Ouvidoria e a TV Alepe; e a saúde financeira da Casa. “Em um momento em que o Poder Público precisou contingenciar gastos, rever contratos e redimensionar duodécimos, conseguimos não apenas manter cargos e salários dos servidores em dia, mas avançar com ações”, avaliou.

O trabalho de responsabilidade social promovido no último biênio também foi ressaltado por Magalhães. “Buscamos direcionar um olhar de carinho à ação social. Enquanto autêntica casa do povo de Pernambuco, a Assembleia vem atuando para se aproximar cada vez mais do cidadão”, disse, mencionando, como exemplo, os projetos Alepe Acolhe e Alepe Cuida.

A primeira iniciativa, desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e premiada em concurso da Unale, oferece cursos de qualificação e vagas de estágio remunerado para jovens que estão no cadastro nacional de adoção e em situação de vulnerabilidade. A segunda ação, também fruto de parceria com o Judiciário Estadual, visa oferecer atendimento médico e odontológico para crianças e adolescentes que estão em situação de liberdade assistida por infrações de menor potencial ofensivo.

O primeiro-secretário anunciou, ainda, os próximos planos da gestão: dar início ao processo de restauração do Museu Palácio Joaquim Nabuco e reformar imóveis próprios para receber funcionários que hoje atuam em prédios alugados. “Nosso sentimento é de dever cumprido, graças ao apoio dos demais membros da Mesa Diretora, que desenvolveram uma administração democrática e responsável”, disse.

Magalhães reservou parte do pronunciamento para destacar, por fim, algumas atividades do mandato. Ele registrou a Lei Estadual nº 16.924/2020, apresentada em parceria com a deputada Simone Santana (PSB), para assegurar o direito à meia-entrada em eventos culturais aos professores da rede privada de ensino, inclusive aqueles em situação de desemprego. Já a Emenda Constitucional nº 48/2019, de autoria dele, reduziu os requisitos necessários para a tramitação de propostas de iniciativa popular.