Aluísio Lessa ressalta atuação como secretário de Ciência e Tecnologia

Em 27/08/2020 - 20:08
-A A+

GESTÃO – “Oportunidade louvável, que me trouxe mais experiência de vida e, certamente, vai impulsionar meu compromisso com o setor.” Foto: Nando Chiappetta

O deputado Aluísio Lessa (PSB) discursou na Reunião Plenária desta quinta (27) para fazer um balanço de sua passagem à frente da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti). Ele esteve licenciado do mandato parlamentar por um ano e sete meses. “Foi uma oportunidade louvável, que me trouxe mais experiência de vida e, certamente, vai impulsionar meu compromisso com o setor”, resumiu.

Como primeira iniciativa, o parlamentar destacou a regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pelo governador Paulo Câmara no último dia 31 de julho. “Pernambuco tem o primeiro marco legal organizado no Brasil, um instrumento que irá facilitar as políticas públicas do setor, reduzindo a burocracia na contratação de encomendas tecnológicas feitas em parceria entre o Governo, a academia e a iniciativa privada”, afirmou. Também citou a criação da Usina de Inovação, laboratório destinado a buscar soluções para a gestão pública. 

A instalação da Rede Estadual de Fibra Ótica, que conecta da Capital a Araripina (Sertão do Araripe), na divisa com o Piauí, foi outra ação destacada por Lessa. Ele explicou que, além da interligação, as instituições do Governo do Estado passam a ter internet de alta velocidade. “Ainda no quesito conectividade, Pernambuco está prestes a receber dois cabos submarinos que vão integrá-lo ao resto do mundo.”

O socialista também elencou os investimentos do Estado na Universidade de Pernambuco (UPE), que teve o orçamento aumentado em 35%. “Tiramos do papel alguns projetos arquivados, como a instalação da unidade de radioterapia do Hospital Oswaldo Cruz, que deve ser inaugurada nos próximos dias”, informou. A inauguração do setor de hemodinâmica do Pronto Socorro Cardiológico Professor Luiz Tavares (Procape), que passou a fazer transplantes cardíacos, e da Faculdade de Medicina de Serra Talhada, seriam outras conquistas obtidas pela instituição. 

Lessa ainda registrou o aumento de recursos destinados à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), na qual houve acréscimo no valor das bolsas de pesquisa e digitalização de todos os processos. “Não posso deixar de comentar a revitalização do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel), que ganhou uma residência tecnológica para alunos de mestrado, doutorado e servidores do Estado”, completou. 

Em apartes, os deputados Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e Teresa Leitão (PT) parabenizaram o colega pela gestão competente à frente da secretaria. Romário Dias (PSD) também fez elogios no tempo destinado à Comunicação de Lideranças.