
GUARDA – Segundo a parlamentar, participante da Terça Negra foi vítima de revista violenta e levado à delegacia sob a acusação de desacato. Foto: Jarbas Araújo
Representante do mandato coletivo Juntas (PSOL), a deputada Jô Cavalcanti denunciou, em discurso no Pequeno Expediente desta terça (11), “ação claramente racista” na abordagem feita por uma equipe da Guarda Municipal do Recife a um jovem que prestigiava o evento Terça Negra, na semana passada. Segundo a parlamentar, o participante foi vítima de uma revista violenta e levado à delegacia sob a acusação de desacato.
“Esse é o motivo alegado todas as vezes que um jovem negro, que não cometeu crime algum, é abordado na rua”, lamentou Cavalcanti, destacando que o evento em questão, realizado há 20 anos no Pátio de São Pedro, tem justamente o objetivo de valorizar a cultura negra na cidade. “A gente não pode tolerar esse tipo de violência da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Pernambuco”, condenou.
Por fim, a parlamentar chamou atenção para a proximidade do Carnaval e pediu que as autoridades ajam para coibir abordagens racistas em eventos culturais do Estado. “Solicitamos que a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado tomem as medidas cabíveis. É interessante promover uma formação específica para os profissionais que estão nas ruas”, concluiu.