Premiação a países amigos volta a ser destaque da Comissão de Assuntos Internacionais

Em 27/01/2020 - 08:01
-A A+
HOMENAGEM - Estados Unidos e Portugal foram escolhidos por realizarem ações em benefício de Pernambuco por meio de seus consulados. Foto: Jarbas Araújo

HOMENAGEM – Estados Unidos e Portugal foram escolhidos por realizarem ações em benefício de Pernambuco por meio de seus consulados. Foto: Jarbas Araújo

A escolha dos Estados Unidos e de Portugal como vencedores do Prêmio País Amigo de Pernambuco foi o destaque da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe em 2019. Na Reunião Solene de entrega da premiação, realizada em setembro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), e o presidente do colegiado, deputado Romero Albuquerque (PP), receberam o cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, e o vice-cônsul-geral de Portugal na Capital pernambucana, Marco Ferreira de Melo. Instituída em 2018, a comenda objetiva reconhecer e estimular boas práticas das nações que, por meio de seus consulados, promovam ações em benefício de Pernambuco.

No total, no ano passado, a Comissão de Assuntos Internacionais participou da recepção de representantes diplomáticos e consulares de nove países: Israel, Suíça, China, Portugal, Estados Unidos, Malta, Eslovênia, Finlândia e Argentina. O colegiado ainda realizou visitas técnicas e participou de eventos relativos à cooperação internacional. No período, também foram analisados 13 projetos de lei, dos quais seis foram aprovados.

COMANDO - Colegiado é presidido pelo deputado Romero Albuquerque. Foto: Jarbas Araújo

COMANDO – Colegiado é presidido pelo deputado Romero Albuquerque. Foto: Jarbas Araújo

A agenda do grupo parlamentar para 2020 inclui três atividades em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico: estreitar as relações com o Consulado Geral da China no Recife, estabelecer parceria com o Comitê Interinstitucional de Apoio aos Migrantes em Pernambuco e consolidar um projeto-embrião nas áreas de desenvolvimento econômico e migração, em cooperação com o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).