
PLEITO – Adolescentes apresentaram trabalhos que estão realizando e um ofício pedindo recursos e apoio do Poder Público para o setor. Foto: Nando Chiappetta
A Comissão de Ciência e Tecnologia recebeu, nesta terça (10), dois estudantes da Educação Básica que desenvolvem pesquisas nas áreas de Computação e Mecânica Quântica. Alunos do Colégio Santa Maria, no Recife, João Nilson Oliveira, 12 anos, e Vinícius Arcanjo Oliveira, 14, apresentaram ao colegiado os trabalhos que estão realizando e um ofício pedindo recursos e apoio do Poder Público.
“Solicito a inclusão de previsão de recursos financeiros, no Orçamento do Governo Estadual, para aplicação no desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas por diversas instituições competentes”, diz o documento assinado pelos estudantes. “As conquistas tecnológicas do campo quântico poderão reverter em benefícios diretos na qualidade de vida da população e na economia do País”, acrescenta.
Presidente da Comissão, a deputada Fabíola Cabral (PP) comprometeu-se a encaminhar o pleito aos demais parlamentares da Alepe. “Muito nos orgulha que jovens estudantes do nosso Estado estejam trabalhando em projetos que melhoram a vida das pessoas. É exatamente isso que a política busca e, por esse motivo, vamos unir esforços nesse sentido”, afirmou a parlamentar.
O trabalho de João Nilson é voltado para o desenvolvimento de um jogo eletrônico capaz de estimular a memória de pacientes com Alzheimer. Já a pesquisa de Vinícius baseia-se no entrelaçamento quântico, fenômeno que é fundamentado na interação de partículas quânticas e utilizado no desenvolvimento de tecnologias da computação.