
PROJETO – Parlamentar informou que equipamento já está sendo utilizado em outros países com sucesso. Foto: Roberto Soares
O deputado William Brigido (PRB) anunciou, na Reunião Plenária desta terça (13), que apresentou o Projeto de Lei nº 419/2019, prevendo o uso de aparelhos com tecnologia de screening para detecção de substâncias psicoativas em condutores de veículos do Estado. O parlamentar informou que o equipamento, denominado popularmente de “drogômetro”, já está sendo utilizado em outros países com sucesso. Segundo ele, de forma similar ao bafômetro, o aparelho é capaz de detectar o uso de drogas a partir de amostras de saliva do motorista.
“Será uma ferramenta importante no combate às mortes no trânsito. Pernambuco já é o segundo Estado do Brasil que mais registrou internações em hospitais em consequência de acidentes na última década”, lembrou Brigido, ressaltando que, apenas entre 2009 e 2018, o número de vítimas que deram entrada em unidades de saúde pública cresceu 725%.
O deputado também salientou que a ferramenta inibirá o risco de haver mais motoristas sob efeito do uso de substâncias químicas, minimizando as possibilidades de ocorrerem acidentes graves. Brigido ainda sugeriu que as empresas seguradoras de veículos sejam as responsáveis pelo fornecimento dos “drogômetros” a serem utilizados nas blitze.