
HISTÓRIA – Deputado evocou trajetória do navegador que, há 34 anos, salvou o Recife ao rebocar para alto-mar um navio em chamas. Foto: Roberto Soares
A realização, no próximo sábado (11), da II Regata Prático Nelcy Campos mereceu registro do deputado Diogo Moraes (PSB). Em discurso no Pequeno Expediente desta quinta (9), ele evocou a trajetória heroica do navegador que, há 34 anos, salvou o Recife de uma tragédia ao rebocar para alto-mar um navio carregado de combustível em chamas.
“Por volta de 1h30 da manhã do dia 12 de maio de 1985, os tanques do navio petroleiro Jatobá explodiram. Ele carregava 1.500 toneladas de butano, conhecido como gás de cozinha, e estava atracado no Porto do Recife, a 500m do parque de tancagem, que armazenava mais de 150 mil metros cúbicos de produtos inflamáveis”, contou o parlamentar. “Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o fogo chegava a 20 metros de altura.”
“O herói pernambucano contemporâneo Nelcy Campos arriscou a própria vida ao rebocar o navio para longe, com muita experiência, livrando a nossa cidade da destruição.” Moraes ainda destacou a atuação do governador Roberto Magalhães no episódio. “Se ele não tivesse tomado todas as providências, a catástrofe poderia ter acabado com o Bairro do Recife e tudo o que havia num raio de cinco quilômetros.”
A abertura oficial da Regata Prático Nelcy Campos será na sexta (10). Já a partida dos barcos será às 11h do sábado (11), do Marco Zero do Recife. O evento é promovido pelo Cabanga Iate Clube do Recife e pela Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano (Frevo).