
AÇÃO – Segundo a parlamentar, objetivo é motivar a sociedade a adotar o trânsito seguro, com foco nas crianças e adolescentes. Foto: Roberto Soares
O início da Campanha Maio Amarelo, que visa promover a conscientização sobre as regras de trânsito, foi destacado, na Reunião Plenária desta quarta (8), pela deputada Roberta Arraes (PP). Segundo a parlamentar, a cada ano, cerca de 70 mil pessoas morrem em decorrência de acidentes nas rodovias do País e outras 180 mil ficam com sequelas.
“A sexta edição foca nas crianças e adolescentes, que terão mais condições de implementar um futuro melhor para todos”, pontuou. Ela explicou que, neste ano, a campanha formou parcerias com instituições e vai realizar ações educativas em igrejas, mercados públicos, bares e outros locais. Roberta ressaltou que o motociclista também é um alvo especial, pois a maior parte dos acidentes que ocorrem no Brasil tem a participação desses condutores.
A parlamentar informou, ainda, que Pernambuco vem contribuindo para reduzir a violência no trânsito com o reforço na equipe da Lei Seca, nos últimos anos. De acordo com ela, 2018 foi o ano com o maior número de abordagens desde o início das fiscalizações. “Em 2017, mais de 440 mil pessoas foram paradas nas blitze estaduais – um aumento de 75,6% na comparação com 2012, quando foram 251 mil abordagens”, frisou.
Roberta salientou que esses dados se refletem na economia para o setor de saúde. Também mencionou que, em 2017, 36.801 pessoas foram atendidas por acidentes de moto, quando, em 2016, foram mais de 39 mil. “Precisamos honrar essa causa, respeitar as leis de trânsito e construir dias melhores para as próximas gerações”, concluiu.