Comissão de Educação define vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca

Em 24/04/2019 - 15:04
-A A+
DESTAQUE - Para a edição deste ano, foram escolhidos Recife, Ferreiros (Zona da Mata), Tacaimbó (Agreste) e Tacaratu (Sertão). Foto: Jarbas Araújo

DESTAQUE – Para a edição deste ano, foram escolhidos Recife, Ferreiros (Zona da Mata), Tacaimbó (Agreste) e Tacaratu (Sertão). Foto: Jarbas Araújo

Os municípios que serão agraciados com o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca ( Resolução nº 1317/2015) foram definidos nesta quarta (24) pela Comissão de Educação. Para este ano, foram escolhidos Recife, Ferreiros (Zona da Mata), Tacaimbó (Agreste) e Tacaratu (Sertão). A solenidade de premiação será no dia 27 de maio. O colegiado também debateu proposta de visitas técnicas a escolas da Rede Estadual.

O Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca reconhece gestões que promovem instalação e manutenção de bibliotecas públicas. A honraria é conferida anualmente a quatro municípios, sendo cada um representante de uma macrorregião do Estado. As indicações foram dos deputados Professor Paulo Dutra (PSB), Simone Santana (PSB), Teresa Leitão (PT) e Romário Dias (PSD).

Visitas técnicas a escolas da Rede Estadual deverão ser agendadas pelo colegiado na próxima reunião, por sugestão de Henrique Queiroz Filho (PR). “É importante identificar carências das escolas, conversando com alunos e professores, para que, a partir de um diagnóstico, seja possível propor melhorias à Secretaria Estadual de Educação”, defendeu. O principal problema enfrentado, de acordo com ele, é a ausência de infraestrutura, sobretudo de climatização nas salas de aula. Presidente do colegiado, Romário Dias acatou e elogiou a iniciativa. “Vamos organizar um calendário que contemple todas as macrorregiões estaduais”, disse.

A ideia teve o apoio de Paulo Dutra. Ele sugeriu que a Secretaria de Educação pode contribuir indicando as unidades. “O Governo do Estado tem feito muito, tanto que a educação de Pernambuco é referência no Brasil. Tem muitas escolas que estão em situação muito boa. É importante que a gente também as conheça”, argumentou. O número de escolas técnicas climatizadas foi destacado pelo parlamentar: “Das 44 que existem hoje no Estado, apenas oito ainda não têm ar condicionado”.

Na reunião dessa quarta, o colegiado apreciou outras sete proposições – todas aprovadas. Vinte e um projetos de lei foram distribuídos para relatoria.