
TRAJETÓRIA – “Muitos dos seus militantes integram, hoje, a galeria dos heróis e mártires brasileiros”. Foto: Roberto Soares
O aniversário de 97 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi registrado, na Reunião Plenária desta segunda (25), pelo representante do partido no Legislativo pernambucano, o deputado João Paulo. O parlamentar ressaltou a importância da legenda na história da esquerda brasileira desde sua fundação em 1922.
“Por causa de sua conduta combativa e alinhadas aos setores populares, o PCdoB sofreu longos períodos de clandestinidade ao longo de sua história. Muitos dos seus militantes integram, hoje, a galeria dos heróis e mártires brasileiros, e não há direito conquistado pela classe trabalhadora que não tenha a participação do partido”, declarou. “O aniversário de 97 anos ocorre em um ambiente sombrio na política brasileira, em que a luta contra um governo ultraliberal e antipovo se torna mais urgente”, considerou João Paulo.
Pernambuco sediará o ato nacional em homenagem ao aniversário, a ser realizado nesta segunda, no Centro de Convenções, em Olinda. Outros parlamentares, em apartes, homenagearam o partido. “Podemos concordar ou discordar do que o partido pensa, mas a história mostra que há uma linha de coerência de defesa da classe trabalhadora”, pontuou Waldemar Borges (PSB). Doriel Barros (PT), José Queiroz (PDT) e Isaltino Nascimento (PSB) ressaltaram a importância do PCdoB no contexto atual da política brasileira. Já Teresa Leitão (PT), parabenizou a legenda em nome da Mesa Diretora da Casa.