
COOPERAÇÃO – Yan Yuqing manifestou interesse especial nas áreas de infraestrutura, educação e cultura. Foto: Jarbas Araújo
Estreitar relações econômicas e atrair investimentos para Pernambuco foram alguns dos objetivos da visita da cônsul-geral da China no Recife à Alepe. Recebida por uma comitiva de parlamentares de diferentes regiões do Estado nesta quinta (21), Yan Yuqing manifestou interesse em se aproximar do Poder Legislativo a fim de estabelecer parcerias entre o país asiático e Pernambuco.
A diplomata avaliou a reunião como produtiva, conforme reportou o tradutor da comissão chinesa. “Tivemos um encontro muito frutífero com o presidente da Assembleia e os deputados. Trocamos opiniões sobre nossas relações em diferentes áreas, especialmente infraestrutura, educação e cultura, que têm grande potencial para nossa cooperação no futuro”, declarou.
A promoção de Pernambuco como destino turístico também foi um dos temas tratados na visita. Segundo Yan Yuqing, as praias, a cultura e a gastronomia regional atraem os visitantes chineses. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Casa, deputado Delegado Erick Lessa (PP), propôs a realização de uma audiência pública com a participação do Consulado da China para aprofundar a discussão do assunto.

EXPECTATIVA – Presidente da Alepe, Eriberto Medeiros afirmou que Casa vai continuar o trabalho com o consulado chinês para promover o desenvolvimento de Pernambuco. Foto:
Investimentos na região do Porto de Suape, no Litoral Sul, e em Petrolina, no Sertão do São Francisco, também fizeram parte da pauta da visita. O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), afirmou que a Casa vai continuar o trabalho com o consulado chinês para promover o desenvolvimento de Pernambuco. “Tivemos esse primeiro contato e teremos muitos outros para que possamos avançar nas parcerias”, observou.
Além da reunião com os parlamentares, a comitiva chinesa participou do Plenário desta manhã. Da tribuna, o deputado Diogo Moraes (PSB) fez a saudação ao grupo. “A China é a maior parceira comercial do Brasil. Vossa presença no nosso Parlamento muito nos honra. Ficamos felizes em saber que podemos dar continuidade a essa troca de experiências”, afirmou.