
CENSURA – Docentes foram alvo de ataques em redes sociais depois que instituição sediou ato em favor de um candidato à Presidência da República. Foto: Roberto Soares
A deputada Teresa Leitão (PT) manifestou, nesta quarta (17), solidariedade a diretores e professores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em razão de ameaças sofridas por motivos políticos. Os docentes foram alvo de ataques em redes sociais depois que a instituição sediou, na última terça (16), ato em favor de um candidato à Presidência da República.
A parlamentar informou que, por conta das intimidações, os educadores e pesquisadores irão lançar, nesta semana, uma frente em defesa da democracia e pela liberdade de expressão. “Estou aqui desde 2003 e nunca pensei que tivesse de usar a tribuna para fazer esse tipo de denúncia”, afirmou. “Mal terminou a manifestação, o reitor, os professores e a instituição passaram a sofrer todo tipo de ofensas, junto com frases que diziam que ‘isso vai terminar quando meu candidato ganhar’”, narrou. “É isso que a gente quer para o Brasil?”
“Conclamamos esta Casa a entrar nesse debate”, continuou Teresa Leitão. “As lideranças têm de aplacar a fúria, mas, em vez disso, estão estimulando essas atitudes”, disse, citando ter recebido depoimentos de pessoas que foram ameaçadas nas ruas. A deputada contou que ela própria foi vítima de intimidação, durante um ato de campanha em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. “Um cidadão se dirigiu a mim fazendo, com a mão, o gesto do revólver. Eu chamei ele para o debate, mas ele fugiu”, relatou.