Democracia e participação popular no Ministério Público em debate nesta segunda (3)

Em 31/08/2018 - 09:08
-A A+

A Comissão de Cidadania da Alepe irá realizar audiência pública, nesta segunda (3), para discutir os avanços alcançados pelo Ministério Público a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. O debate será realizado a partir das 16h, no auditório Ênio Guerra, localizado no Anexo I da Alepe, e também vai tratar do aprofundamento da democracia e da participação popular no âmbito do MP.

Promovido em parceria com o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemppe) e a Associação do Ministério Público (AMP), o evento terá como tema “30 anos da Constituição: Qual o Ministério Público que queremos?”.

Segundo o presidente do Sindsemppe, Fernando Ribamar, a CF 88 remodelou a atuação do órgão, que, até então, não havia sido citado expressamente nas cartas magnas. “O Ministério Público foi reinventado após a Constituinte, transformando-se num órgão independente, voltado à garantia da democracia nacional. Vamos aproveitar a comemoração das três décadas da Constituição para repensar o MP, de forma a aproximá-lo cada vez mais da sociedade”, afirmou.

Ainda de acordo com Ribamar, Pernambuco será o primeiro Estado do País a promover debate sobre o tema. “Esse trabalho está inserido numa estratégia de atuação nacional e nós estamos largando na frente”. Para a audiência, estão confirmados como palestrantes o coordenador da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), Tony Távora, e os promotores de Justiça Márcio Berclaz (Paraná) e Marcelo Goulart (São Paulo).

 

Serviço

Local: Auditório Ênio Guerra, no Anexo I da Alepe (Rua da União, nº 439, Boa Vista – Recife/PE)
Data e horário: 3 de setembro, a partir das 16h