
EVENTO – Solenidade foi marcada por um desfile de 977 militares em honra das autoridades. Foto: Jarbas Araújo
A cerimônia oficial de Passagem do Comando Militar do Nordeste (CMNE) do general Artur Costa Moura para o general Marco Antônio Freire Gomes, na tarde desta terça (21), contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP). Realizada no Forte Guararapes, Quartel-General do CMNE no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, a solenidade foi marcada por um desfile de 977 militares em honra das autoridades e discurso de despedida do general Moura. O ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, também prestigiou o evento.
Em seu pronunciamento, general Moura ressaltou o privilégio e o desafio de exercer o posto militar desde agosto de 2016, com a responsabilidade de “manter os elevados padrões de operacionalidade da tropa”. Ele destacou os 20 anos do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Semiárido, conhecido como Operação Carro-Pipa, que, segundo o militar, atendeu mais de dois milhões de pessoas em Pernambuco. Na despedida, o general Moura ainda prestou homenagens ao cabo Fabiano de Oliveira Santos e ao soldado João Viktor da Silva, mortos nessa segunda (20) durante operação das forças de segurança do Exército em favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Para o deputado Eriberto Medeiros, o novo comandante conhece as dificuldades vividas pela população nordestina e deve liderar um grande trabalho, a exemplo do reforço do abastecimento de água no Interior. “O Exército Brasileiro tem um papel muito significativo para a sociedade, principalmente quando atua em projetos de cunho social, como o de saciar a sede da população que não tem condições de arcar com as despesas de compra de água potável”, frisou.