
HISTÓRIA – Momentos de integração entre Estado e nação germânica foram registrados nos discursos. Foto: Sabrina Nóbrega
Os 150 anos de existência do Consulado Geral da Alemanha no Recife foram comemorados pela Alepe em Grande Expediente Especial nesta quinta (14). Fundada no dia 20 de junho de 1868, a unidade concentra a representação diplomática germânica para todo o Nordeste do País. A homenagem foi feita por requerimento da deputada Roberta Arraes (PP).
“A própria criação do consulado é um símbolo da fundação da nação alemã, já que ele resultou da fusão das representações diplomáticas de cidades e estados alemães que já existiam no Recife na época, como os de Hamburgo, Bremen, Mecklemburgo e Prússia”, registrou a atual cônsul-geral no Recife, Maria Könning de Siqueira Regueira. “Hoje, Brasil e Alemanha caminham juntos para enfrentar os desafios de uma época de turbulências nas relações internacionais, dentro dos valores democráticos que os países compartilham.”

HOMENAGEM – A cônsul-geral, Maria Könning, recebeu do deputado Ossesio Silva placa comemorativa da Alepe em alusão à data. Foto: Sabrina Nóbrega
Maria Könning relembrou no evento os diversos momentos de integração entre Pernambuco e a Alemanha, desde o grupo de cientistas e artistas trazidos pelo conde alemão Maurício de Nassau-Siegen durante o período holandês, no século 17, passando pela participação de operários e técnicos alemães na construção do Teatro de Santa Isabel e outras edificações icônicas do Recife, até as colaborações educacionais e econômicas no século 20. “Atualmente, a Alemanha tem 1.400 empresas no Brasil”, destacou Könning.
A reunião foi coordenada pelo deputado Bispo Ossesio Silva (PRB), vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe. “Tenho certeza de que Pernambuco tem a Alemanha como uma grande parceira para alcançar o desenvolvimento econômico e social”, observou.