Comissão destaca debate sobre futebol e apoio à interiorização do esporte em 2017

Em 01/02/2018 - 17:02
-A A+
05-18-grande-expediente-especial-jb-31

GRANDE EXPEDIENTE ESPECIAL – Reunião discutiu projeto que pretende tornar mais rígido o controle sobre a gestão das entidades responsáveis pelo futebol profissional no Estado. Foto: João Bita/Arquivo Alepe. Foto da home: Giovanni Costa/Arquivo Alepe

O debate sobre a situação do futebol profissional pernambucano e iniciativas para ajudar na interiorização do apoio a outras modalidades esportivas foram os principais destaques da Comissão de Esporte e Lazer em 2017. O colegiado discutiu em maio o Projeto de Lei nº 1303/2017, que pretende tornar mais rígido o controle sobre a gestão das entidades responsáveis pelo futebol profissional em Pernambuco. E, no decorrer do ano, organizou o projeto “Caravana Esportiva”, que leva atletas e ex-atletas para falar de seus esportes para professores de Educação Física das redes municipais de ensino.

“Nas discussões que fizemos em 2017, houve o alerta sobre vários problemas que levaram a um ano que não foi bom para o futebol pernambucano, com o rebaixamento do Santa Cruz e do Náutico para a Série C, e o Sport só escapando da Série B no último minuto do campeonato”,  avaliou o presidente da Comissão, Beto Accioly (PSL). “Na nossa pauta de 2018, faremos uma audiência pública para debater os motivos que resultaram nessa situação”, anunciou.

“Já com a realização das Caravanas Esportivas, estamos abrindo portas para atletas que não têm ajuda da iniciativa privada e ainda não conhecem outras possibilidades de apoio”, explicou Accioly. “Temos, por exemplo, a Mayza Silva, uma pernambucana que é campeã sul-americana de kickboxing. Ela nem sabia que poderia obter auxílio do Governo do Estado e hoje é contemplada pelo Bolsa Atleta”, prosseguiu o deputado. Segundo o parlamentar, as caravanas foram realizadas em municípios do Agreste e da Zona da Mata e devem chegar até o Sertão este ano.

Accioly também ressaltou o apoio da Comissão de Esporte para a vinda, em abril de 2017, da Seleção de Futebol de Areia do Paraguai para uma pré-temporada em Pernambuco, na cidade de São José da Coroa Grande (Mata Sul). Na ocasião, os jogadores daquele país se prepararam para a Copa do Mundo de Futebol de Areia, realizada nas Bahamas.

“Fizemos um intercâmbio que não teve só um legado esportivo, mas também cultural, pois a gente conseguiu mostrar as belezas naturais de São José da Coroa Grande para o público paraguaio”, comentou o deputado.

Outro destaque do balanço das atividades foi para a realização, em junho, da Taça Brasil de Futsal Sub-15 em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com Accioly, foi a primeira vez que um município da RMR sediou um torneio nacional, ganhando de concorrentes de grandes centros do Sul e Sudeste, como São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre.