
AMPLIAÇÃO – Segundo deputado, a assinatura da ordem de desapropriação da Fazenda Brejo dos Macacos permitirá o acréscimo de 774 hectares à área do parque. Foto: Roberto Soares
A assinatura da ordem de desapropriação da Fazenda Brejo dos Macacos, na Zona Norte do Recife, ganhou destaque no pronunciamento do deputado Zé Maurício (PP) durante o Pequeno Expediente desta quarta (13). Segundo o parlamentar, a ação do Governo do Estado permitirá a conexão da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe ao Parque Estadual de Dois Irmãos, atualmente separados pela propriedade particular.
O progressista informou que, com a medida, a área do parque terá um acréscimo de 774 hectares, passando a contar com 1.158 hectares. “Garante-se, assim, o livre fluxo gênico (migração) de espécies de fauna e flora entre as duas áreas, elevando as chances de sobrevivência de diversas plantas e animais”, disse. Zé Maurício também observou que a iniciativa visa proteger e recuperar remanescentes florestais.
O parlamentar pontuou, por fim, outros investimentos previstos para o parque: construção de corredores ecológicos, teleférico, hospital veterinário, reformas de acessibilidade, entre outros. “Com os investimentos, o zoológico (que integra o parque) deverá inaugurar o conceito de bioparque já no próximo ano, com a modernização dos recintos para dar suporte às centenas de animais que vivem no horto, simulando os habitats naturais das espécies”, concluiu.