Assembleia celebra Dia Estadual da Consciência Espírita

Em 11/05/2017 - 14:05
-A A+

REGISTRO – Comemorada no dia 18 de abril, a data rememora o ano de 1857, quando se publicou, pela primeira vez, O Livro dos Espíritos. Foto: Rinaldo Marques

A Assembleia promoveu, nesta quinta (11), um Grande Expediente Especial para marcar a passagem do Dia Estadual da Consciência Espírita, celebrado, anualmente, em 18 abril, desde a aprovação da Lei n° 14.085/2010. A data rememora o ano de 1857, quando se publicou, pela primeira vez, O Livro dos Espíritos, codificado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec.

Autor do requerimento para realização do evento, o deputado Edilson Silva (PSOL) justificou a iniciativa. “Este é um Grande Expediente Especial simbólico para nós, que defendemos um Estado laico. Trabalhamos para que esta Casa congregue, realmente, toda a diversidade política e religiosa da nossa sociedade”, afirmou. “Saúdo a iniciativa de Edilson, que não deixou passar em branco, na Casa Joaquim Nabuco, os 160 anos da revelação dessa doutrina”, disse o deputado Tony Gel (PMDB).

Diretora de Comunicação da Federação Espírita de Pernambuco, Ednar Santos defendeu o fim da intolerância religiosa. “A principal finalidade de todas as religiões é a mesma: tornar seus adeptos pessoas melhores, que façam a diferença nos espaços sociais”, argumentou. Em sua palestra, a estudiosa explicou que “as leis humanas são imitações das leis de Deus”. “Cada vez que uma lei se aperfeiçoa e melhora a vida daqueles que são subordinados a ela, mais essa norma está se aproximando do nosso pai”, acrescentou.

Representando os servidores espíritas da Assembleia, Washington Lins destacou a relevância da legislação para garantir as discussões em torno do espiritismo. “A norma possibilitou este espaço de diálogo sobre a doutrina na Casa do povo pernambucano”, pontuou. Por fim, os presentes – entre eles, o vice-presidente da Federação Espírita de Pernambuco, José Feijó – puderam assistir a uma apresentação musical de Ricardo Andrade.

Espiritismo Reconhecido por integrar ciência, filosofia e religião, “o espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”, definiu Kardec, na obra O que é o Espiritismo. Os seguidores da doutrina cristã acreditam, portanto, na possibilidade de comunicação dos homens encarnados com os espíritos, graças ao fenômeno da mediunidade. Creem, ainda, na reencarnação.

O Livro dos Espíritos, considerado o marco da fundação do espiritismo, completou 160 anos no último mês de abril. A obra em questão, juntamente com as publicações O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese formam a chamada Codificação Espírita, por estabelecerem as diretrizes da doutrina.