
TRAJETÓRIA – Além de parlamentar, político foi prefeito do município de Brejo da Madre de Deus. Foto: Rinaldo Marques
Está sendo velado nesta sexta (27), no Museu Palácio Joaquim Nabuco, o corpo do ex-deputado estadual José Inácio da Silva. O político faleceu nessa quinta (26), aos 87 anos, por falência múltipla de órgãos, em um hospital no Recife. O velório segue na sede do Poder Legislativo Estadual até as 14h, e o sepultamento está marcado para as 10h deste sábado (27), em Brejo de Madre de Deus, sua terra natal. Antes, porém, haverá um velório na Prefeitura do município. O político deixa viúva e três filhos.
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Zé Inácio, como era conhecido, atuou como suplente por dois meses, em 1955. Posteriormente, foi eleito deputado estadual por três vezes, tendo permanecido na Casa de 1959 a 1969 – quando foi cassado durante o Regime Militar.
Além disso, foi prefeito de Brejo da Madre de Deus por três mandatos, vereador, suplente de deputado federal, secretário de Agricultura de Pernambuco, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e ministro especial de Assuntos do Nordeste durante o governo do presidente João Figueiredo.
Entre as autoridades presentes ao velório na Alepe, estavam o ex-governador João Lyra Neto e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, sobrinho de Zé Inácio.