O Projeto Café com Poesia, promovido pela Biblioteca da Assembleia Legislativa, lembrou, nesta terça (23), o Dia Nacional do Folclore. A data foi criada com a intenção de valorizar as histórias e personagens das lendas brasileiras e é comemorada no dia 22 de agosto.
No encontro, a Alepe deu ênfase às fábulas pernambucanas. Músicos, poetas e escritores declamaram textos e contaram lendas como “A Sedutora da Curva”, “Mão Fina”, “Comadre Fulozinha”, “A Cruz do Patrão” e “A Perna Cabeluda”. Alunos da Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva enriqueceram a celebração com a dramatização de poesias de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Solano Trindade, João Cabral de Melo Neto e Vinícius de Moraes, entre outros autores.
A gerente da Biblioteca, Sirlênia Araújo, ressaltou os objetivos da iniciativa. “O Café com Poesia, que acontece na Casa há dez anos, visa propagar conhecimento, educação e também difundir a cultura do Estado”, observou. Ela se mostrou impressionada com a quantidade de lendas catalogadas em Pernambuco durante a pesquisa que realizou. “É um tema vasto, muito legal de se conhecer, já que nosso Estado é um dos mais expressivos em termos de cultura”, acrescentou.
Entre os presentes ao evento, estava o poeta pernambucano Maurício Santos, que declamou um poema sobre a “Lenda da Alamoa”. “Esse encontro é de grande valia, principalmente em um momento no qual a poesia está sendo escanteada. É um grito de resistência”, destacou. Também participaram da comemoração representantes da União Brasileira dos Escritores (UBE), da União dos Cordelistas de Pernambuco (Unicordel), da Academia Pernambucana de Letras e dos corais Novo Milênio e Vozes de Pernambuco.