
HOMENAGEM – Iniciativa foi proposta pelo presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, que entregou diploma ao agraciado. Foto: Giovanni Costa
De líder religioso, radialista e apresentador de TV a deputado em Pernambuco. Essa foi a trajetória percorrida pelo Bispo Ossesio Silva (PRB), que cumpre mandato na Assembleia Legislativa. O parlamentar recebeu, nesta terça (21), o Título de Cidadão de Pernambuco, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).
A história do Bispo Osessio mostra como a força de vontade pode ajudar um jovem de origem humilde a realizar seu projeto de vida. Depois de ingressar na Igreja Universal do Reino de Deus, na condição de obreiro, em 1980, o carioca deu início à missão de trabalhar para o “conforto e a orientação espiritual dos mais necessitados”.
Em 1990, Osessio se tornou pastor e assumiu em 1999 a presidência da Associação Beneficente Cristã, em Minas Gerais, sendo em seguida consagrado bispo. Ao transferir-se para a capital pernambucana, recebeu manifestações de apreço pelo desempenho e dedicação à missão de pregador do Evangelho. A ele foram conferidas as cidadanias dos municípios do Recife e do Paulista.
O Bispo Ossesio Silva ingressou na Assembleia em 2011, assumindo vaga na condição de suplente e, em 2014, foi eleito como titular. Atualmente, o deputado é também coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra.
Guilherme Uchoa ressaltou que a proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. “A iniciativa é um reconhecimento ao trabalho e à dedicação do deputado e líder religioso, desde sua chegada ao Recife”, frisou.
Bastante emocionado, Bispo Ossesio agradeceu a homenagem a Uchoa, bem como a presença de vários deputados na Reunião Solene. O parlamentar lembrou o início da sua trajetória na Igreja Universal, no Rio de Janeiro, e a vinda para Pernambuco em 2008. “Pernambuco, terra de cultura rica e diversificada, só me trouxe coisas boas”, afirmou, ressaltando a responsabilidade de “agora ser um cidadão do Estado”.
Além do diploma recebido das mãos de Guilherme Uchoa, Osessio ganhou do deputado Adalto Santos (PSB) o Catálogo de Bens Museais, obra organizada pela Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo. O Coral Vozes de Pernambuco participou da cerimônia.