Bloco Flôr da Lira de Olinda festeja 40 anos de fundação na Alepe

Em 03/05/2016 - 20:05
-A A+
Reunião Solene em Homenagem aos 40 anos do Bloco Carnavalesco Misto Flôr da Lira de Olinda, por solicitação da deputada Teresa Leitão.

REQUERIMENTO – Homenagem foi proposta pela deputada Teresa Leitão. Foto: Giovanni Costa

Há 40 carnavais conduzindo de jovens estudantes a senhoras aposentadas pelas “ladeiras centenárias de Olinda”, na Região Metropolitana do Recife, o Bloco Carnavalesco Misto Flôr da Lira recebeu, nesta terça (3), uma homenagem da Assembleia Legislativa.  Integrantes da agremiação compareceram à Reunião Solene, proposta pela deputada Teresa Leitão (PT), vestidos nas tradicionais fantasias nas cores azul e amarelo. A oportunidade ainda contou com desfile de flabelos – espécie de estandarte – e com a execução de frevos líricos pelo coral e orquestra do bloco. Fundadores do Flôr da Lira, Seronildo Guerra e Alexandre Nogueira também foram saudados. Nogueira faleceu há dois meses.

Presidente da reunião, o deputado Zé Maurício (PP) destacou a relevância dos blocos carnavalescos para a cultura pernambucana e mundial. “O frevo de bloco é patrimônio imaterial da humanidade, com seus temas românticos e saudosistas”, descreveu. Teresa Leitão (PT) destacou a “militância cultural” dos que fazem os blocos de Carnaval em Olinda. “Essas pessoas lutam pela formação cultural dos jovens, promovendo o conhecimento, a música, a dança e as tradições de nosso Estado”, discursou.

Seronildo Guerra,que também preside a Liga dos Blocos Líricos de Pernambuco,  recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. O carnavalesco agradeceu a homenagem da Casa e também entregou um diploma de reconhecimento pelo apoio dos deputados à agremiação. Guerra aproveitou o momento para registrar a falta de incentivo do Poder Público às iniciativas de promoção da cultura popular. “Nesses 40 carnavais, muitos blocos ficaram pelo caminho. Se ainda existe frevo tocando, trompetistas executando partituras e passistas dançando, isto se deve à resistência dos que fazem a cultura de Pernambuco”, afirmou.