Assembleia celebra 80 anos das vitórias da FEB na Segunda Guerra Mundial

Em 07/05/2025 - 11:05
-A A+

INICIATIVA – “Servir ao Exército agregou muito à minha vida, sobretudo ao meu caráter”, frisou o autor das homenagens, deputado Renato Antunes. Foto: Jarbas Araújo

A Alepe realizou, nesta terça (6), uma reunião solene em homenagem aos 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. A iniciativa foi proposta pelo deputado Renato Antunes (PL) com o objetivo de reconhecer o legado dos pracinhas brasileiros que combateram na Itália entre 1944 e 1945.

“É um privilégio e uma alegria fazer as homenagens à Força Expedicionária Brasileira pelo patriotismo demonstrado durante o conflito”, declarou o deputado Antonio Coelho (União), que presidiu a cerimônia. Ele destacou, ainda, o poderio bélico do Brasil, a competência técnica das Forças Armadas e o “compromisso não só do Exército, mas do nosso país com a democracia, a ordem constitucional e a liberdade, em um momento muito delicado da história humana”.

História

COMANDO – General Maurílio Ribeiro elogiou o “gesto de grandeza e nobreza institucional” da Alepe. Foto: Jarbas Araújo

Na Segunda Guerra, o Brasil inicialmente adotou uma postura de neutralidade, mas a sucessão de ataques de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros, entre fevereiro e agosto de 1942, resultando em mortes de civis e violação da soberania nacional, teria levado o Governo de Getúlio Vargas a declarar guerra ao Eixo. Assim nasceu a Força Expedicionária Brasileira, formada por cerca de 25 mil homens que combateram ao lado dos Aliados na Itália. Entre as vitórias mais simbólicas, estão a conquista de Montese, Zocca e outras localidades estratégicas.

Antunes relembrou a trajetória dele no Exército Brasileiro, em discurso marcado por gratidão e respeito à instituição. “Falo com profunda alegria e emoção, como alguém que hoje é deputado, mas já vestiu a farda verde-oliva. Tive, por oito anos, o privilégio de servir ao Exército Brasileiro, o que agregou muito à minha trajetória, sobretudo ao meu caráter, com a formação de liderança e a defesa de princípios e valores que são inegociáveis. Isso a gente leva para a vida”, afirmou.

Reconhecimento

O comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, agradeceu pelo tributo, destacando a trajetória da FEB. “Essa homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Casa do Povo, é um gesto de grandeza, de nobreza institucional, que nos emociona”, disse o militar, que foi agraciado com uma placa comemorativa aos 80 anos da Força Expedicionária.

A cerimônia contou com a exibição de um vídeo institucional e a apresentação da banda do Comando Militar do Nordeste (CMNE), com repertório especial para o evento. Houve, ainda, a entrega do título de cidadão pernambucano a Severino Gomes de Souza, mais conhecido como Capitão Souza, ex-integrante da FEB, também por iniciativa do deputado Renato Antunes.

HONRARIA – Capitão Souza foi agraciado com título de cidadão pernambucano. Foto: Jarbas Araújo